Notícias
CONVITE
“Viver sem Limite 2” é tema de encontro
Card com fundo em textura branco e cinza e letras pretas. Identidade visual do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania na lateral direita, corte de uma parte da bandeira brasileira mostrando o círculo azul sobre o losango amarelo e fundo verde, com aplicação de dois triângulos vermelhos. Na parte de cima há uma faixa estreita na cor azul escuro com vários losangos brancos. Ao centro texto "Viver sem Limites 2 é tema de encontro. Evento será realizado no dia 18 de agosto, no teatro do IBC, das 9 às 17h". Na margem inferior tracejados nas cores amarelo, verde, azul claro, azul escuro e vermelho.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e o Instituto Benjamin Constant promovem a atividade, que será realizada de 9 às 17 horas. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição: https://forms.office.com/r/QWbZ91CTGA
O Viver Sem Limite II terá por objetivo promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por intermédio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania. Coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e inicialmente com a participação de 10 ministérios, a elaboração visa a elaborar um plano capaz de se estruturar como política de Estado, utilizando redes de políticas públicas já existentes e financiamento adequado.
A elaboração e o monitoramento do plano serão realizados de forma participativa com a sociedade brasileira e órgãos de controle. O diálogo transversal sobre o Plano “Viver sem Limite 2”, por exemplo, será o momento de trocas para a construção coletiva e participativa deste Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A atividade será coordenada por Anna Paula Feminella e os participantes deverão optar por um dos quatro eixos do Plano "Viver sem Limite":
1. Gestão Inclusiva e Participativa – Este eixo abrange ações visando a aprimorar a gestão pública para garantir a plena participação social e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência.
2. Enfretamento à violência e ao capacitismo – Este eixo visa debater, planejar e implementar ações de enfrentamento à violência contra pessoas com deficiência, o capacitismo (discriminação por motivo de deficiência) e outras formas de discriminação às quais as pessoas com deficiência podem estar expostas.
3. Acessibilidade e tecnologia Assistiva – Este eixo compreende ações que visam promover a Acessibilidade Universal e o acesso de pessoas com deficiência à Tecnologia Assistiva, por meio dos serviços públicos.
4. Promoção dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais – Este eixo visa debater, planejar e implementar ações de conscientização e fomento ao acesso a direitos econômicos, sociais, culturais, ambientais, tecnológicos e outros das pessoas com deficiência.
No período da tarde, acontece a Oficina Participativa do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência, coordenada por Izabel Maior. A proposta é disseminar informações, com o intuito de traduzir e construir conhecimentos de forma interativa de pessoas com deficiência, suas representações, gestores e sociedade civil, sobre o processo de regulamentação e proposta de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência.
Os interessados precisam escolher um dos três grupos que deseja participar:
1. Instrumento de Avaliação.
2. Sistema de Avaliação: equipes e órgãos avaliadores.
3. Alterações legais.