Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC – 2021 (CSV)
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17/04/2022 10h56
Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC – 2021.csv — 7 KB
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Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC – 2021;;;;;;; ;;;;;;; Data de emissão da autorização para pesquisar;;Data de entrada da solicitação no Cepeq;Responsável pela pesquisa;Vínculo institucional;Tipo de pesquisa;Nome da pesquisa;Objetivo geral da pesquisa 1;08/02/2021;19/11/2021;Grupo de Pesquisa Trabalho, Arte, Educação;IBC – Instituto Benjamin Constant;Pesquisa autônoma;Benjamin em Vozes - Diálogos entre a Arte e a Vida;Sistematizar os referenciais téorico-metodológicos necessários à compreensão da educação estética das pessoas com deficiência visual na Educação Básica, Técnica e Tecnológica, com intuito de abrir possibilidades à reflexão das dinâmicas histórico-sociais da própria vida humana, com suas contradições, ultrapassando as relações materiais que possam converter-se em obstáculos ao desenvolvimento pleno da humanidade. 2;23/02/2021;19/11/2020;Thaís Ferreira Bigate;UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro;Tese de doutorado;A surdocegueira e a interação com o mundo pela Libras Tátil;Analisar o discurso sobre como as alterações de modalidade da Libras visuo-gestual para Libras tátil podem refletir na comunicação de pessoas com surdocegueira adquirida, usuárias da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua. 3;15/03/2021;10/03/2021;O pesquisador responsável não autorizou a divulgação dos dados da pesquisa;;;; 4;12/04/2021;28/03/2021;Grupo de Pesquisa sobre o Sistema Braille (GPESBRA);IBC Instituto Benjamin Constant;Pesquisa autônoma;A relação do braille com a autonomia e identidade da pessoa cega;Pesquisar a relação do braille com a autonomia e identidade da pessoa cega. 5;12/04/2021;28/03/2021;Grupo de Pesquisa sobre o Sistema Braille (GPESBRA);IBC Instituto Benjamin Constant;Pesquisa autônoma;O ensino de braille para os alunos com a deficiência visual associada a outras deficiências;Pesquisar sobre o ensino de braille para os alunos com a deficiência visual associada a outras deficiências. 6;12/04/2021;28/03/2021;Grupo de Pesquisa sobre o Sistema Braille (GPESBRA);IBC Instituto Benjamin Constant;Pesquisa autônoma;O uso do braille na forma de comunicação das pessoas com surdocegueira;Aprofundar os estudos sobre o uso do braille na forma de comunicação das pessoas com surdocegueira. 7;22/04/2021;19/04/2021;Grupo de Pesquisa Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão (GPCECI);IBC Instituto Benjamin Constant;Pesquisa autônoma;O uso da audiodescrição para promover acessibilidade para as pessoas com deficiência visual nas redes sociais;Analisar o melhor uso da audiodescrição para promover acessibilidade para as pessoas com deficiência visual nas redes sociais. 8;06/05/2021;22/04/2021;Grupo de Pesquisa LABCÁTIL – Laboratório de Pesquisas em Comunicação Alternativa Tátil ;UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro;Pós-doutorado;Objetos como Símbolos de Comunicação: como a autoscopia auxilia a condução dessas atividades em casa?;"a) Organizar um curso de curta duração referente aos benefícios dos recursos da Comunicação Alternativa Tátil e oferecê-lo na modalidade de ensino remoto e verificar, com os professores, se os conteúdos teóricos e práticos deste curso contribuirão para sua atuação com os alunos com deficiência múltipla sensorial visual; b) Verificar se a criança se expressará melhor e se fará escolhas por meio do uso de objetos concretos; c) Verificar os efeitos das instruções de ensino, dadas pela pesquisadora de forma remota, para incentivar a reflexão da família como protagonista nesse processo. " 9;14/05/2021;06/05/2021;O pesquisador responsável não autorizou a divulgação dos dados da pesquisa;;;; 10;11/06/2021;11/04/2021;Grupo de Pesquisa O ensino e a aprendizagem de Matemática e Ciências para alunos com deficiência visual;IBC Instituto Benjamin Constant;Pesquisa autônoma;O desenvolvimento de políticas, culturas e práticas educacionais interdisciplinares para educação de pessoas com deficiência visual nas aulas de matemática e ciências da natureza;Promover espaços de diálogos entre a literatura, a pesquisa, a sala de aula, a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, bem como desenvolver recursos materiais acessíveis e metodologias de ensino adequadas às necessidades e singularidades dos estudantes com DV nas aulas de matemática e ciências da natureza, além de promover a formação continuada com vistas ao processo de inclusão. 11;15/07/2021;22/03/2021;O pesquisador responsável não autorizou a divulgação dos dados da pesquisa;;;; 12;15/07/2021;18/05/2021;Jean Frederick Brito Xavier;USP Universidade de São Paulo;Tese de doutorado;Governo Eletrônico: o cidadão e o direito de acesso à informação;Analisar o processo de busca e recuperação da informação em serviços e-gov pelo cidadão comum, sob perspectiva da Ciência da informação, visando identificar se o Estado, de fato, considera o cidadão, como potencial usuário, nos processos de concepção e implementação de governo eletrônico. 13;24/08/2021;29/06/2021;Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior;UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro;Tese de doutorado;Organização Escolar em Ciclos e Educação Especial: análise de uma proposta curricular especializada;Investigar a implementação e desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização no IBC, assim como os seus desdobramentos na prática pedagógica dos professores para elucidar e acompanhar as transformações recorrentes, a partir do ciclo de alfabetização, junto aos estudantes com deficiência. 14;27/09/2021;05/05/2021;Marcelly Castello Branco Lopes;FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz;Tese de doutorado;Educação ambiental para alunos com deficiência visual uma metodologia de ensino para a conservação do meio ambiente;Ensinar o conceito de Educação Ambiental como meio de conservação do Meio Ambiente para alunos com deficiência visual. 15;13/10/2021;07/04/2021;O pesquisador responsável não autorizou a divulgação dos dados da pesquisa;;;; 16;19/10/2021;07/10/2021;"Grupo de pesquisa ""Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão""";IBC Instituto Benjamin Constant;Pesquisa autônoma;As produções sobre a educação de estudantes com deficiência visual, com deficiência múltipla sensorial visual (DMSV) e com surdocegueira na Educação Infantil;Analisar os trabalhos que abordem os estudantes com deficiência visual, com deficiência múltipla sensorial visual (DMSV) e com surdocegueira na educação infantil, publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, buscando evidenciar a evolução do campo acadêmico. 17;11/11/2021;28/10/2021;O pesquisador responsável não autorizou a divulgação dos dados da pesquisa;;;; 18;12/11/2021;11/08/2021;O pesquisador responsável não autorizou a divulgação dos dados da pesquisa;;;; 19;12/11/2021;10/08/2021;O pesquisador responsável não autorizou a divulgação dos dados da pesquisa;;;; 20;26/11/2021;10/08/2021;O pesquisador responsável não autorizou a divulgação dos dados da pesquisa;;;; 21;22/11/2021;15/10/2021;"Grupo de Pesquisa ""Ciência ao Alcance das Mãos""";IBC Instituto Benjamin Constant;Pesquisa autônoma;Desenvolvimento de recursos didáticos e metodológicos na área de Ciências para alunos com deficiência visual;Desenvolvimento de recursos, materiais e metodologias adequados para o ensino de alunos com deficiência visual nas áreas de Ciências envolvendo mais especificamente Química, Biologia e Astronomia e também de materiais relacionados a Educação Infantil que agucem os alunos à Ciência. Para os alunos cegos, destaca-se a importância de materiais táteis, em relevo e/ou tridimensionais, enquanto que para os alunos com baixa visão, destacam-se os materiais ampliados, com cores contrastantes ou a utilização de recursos de ampliação (como lupas, por exemplo). ;;;;;;;