Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC – 2021 (CSV)
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17/04/2022 09h36
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Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC – 2021;;;;; CADASTRADOS EM 2021;;Portaria IBC de criação do grupo;Página do grupo no Diretório do CNPq;Descrição do grupo e/ou de suas atividades;Líder do grupo na maior parte do ano 1;Trabalho, Arte, Educação;Portaria 25, de 01/02/2021;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1183433989384325;Em consonância com o referencial teórico do materialismo histórico-dialético, dos pressupostos da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, teceremos estudos a fim de apreender a educação estética das pessoas com deficiência visual na Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Dessa forma, os encontros quinzenais do grupo intencionam estabelecer diálogos com as práticas pedagógicas, almejando considerar as produções estéticas ali engendradas em sua dimensão ontológica tanto para a elaboração de estratégias apropriadas aos educandos com deficiência visual quanto para o desenvolvimento da formação omnilateral rumo à superação dos limites que as relações sociais alienantes da sociabilidade do capital impõem à vida humana.;Luciana Bernadinello 2;Grupo de Pesquisa sobre o Sistema Braille (GPESBRA);Portaria 112 de 15/04/2021;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3031393214787548;" O grupo tem como objetivo principal estudar e pesquisar sobre o uso do braille na educação das pessoas com deficiência visual, deficiência visual associada a outras deficiências e surdocegos. Esse objetivo principal se desmembra e outros objetivos como: relacionar a importância do braille na autonomia do indivíduo cego e do grupo social; refletir a didática do braille no contexto da escola especializada e também da escola que se propõe inclusiva; pesquisar as alterações sofridas pelo sistema braille ao longo dos anos e compreender como está vigorando o uso do braille no contexto atual brasileiro. ";Raffaela de Menezes Lupetina 3;O ensino e a aprendizagem de Matemática e Ciências para alunos com deficiência visual;Portaria 121 de 22/04/2021;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4744733263302936;Desenvolver estudos e pesquisas acerca do uso de recursos e metodologias acessíveis no ensino e a aprendizagem de Ciências e Matemática de pessoascom deficiência visual (DV). Tendo vista contribuir para a formação de professores mais bem preparados para atuar com alunos com DV, objetiva-se ainda o desenvolvimento e a consolidação de culturas, políticas e práticas inclusivas na Educação Especial, em diálogo e articulação contínua com a Educação Inclusiva. Como campo de pesquisa e atuação, aponta-se o Departamento de Educação, com alunos da Educação Básica e o Departamento de Pós-Graduação, com alunos do Ensino Superior e dos cursos de capacitação ofertados pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento.;Fábio Garcia Bernardo 4;Grupo de Pesquisa sobre Audiodescrição (GPEAD);Portaria 179 de 11/06/2021;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8016355376576602;A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional, que através das palavras, possibilita a construção imagética por pessoas cegas, com baixa visão e surdocegas. O ato de descrever imagens faz parte do trabalho dos professores de escolas especializadas como o Instituto Benjamin Constant tanto no contexto de sala de aula e em atividades externas. A partir do ano de 2020 essa prática cresceu nas mídias sociais com o ensino remoto imposto pela pandemia mundial e o isolamento social.;Nadir Silva Machado 5;Computação Aplicada ao Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Acessíveis (COAS);15/12/2021 (data de inserção no Diretório do CNPq);dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9712053159872913;Realizar pesquisas voltadas para o uso e o desenvolvimento de metodologias, produtos e serviços tecnológicos acessíveis que possibilitem a inclusão e a ampliação das habilidades da pessoa com deficiência, em especial, da pessoa com deficiência visual, visando a garantia da sua autonomia e independência.;Joyce Miranda dos Santos JÁ EXISTENTES EM 2020 E QUE CONTINUARAM EM 2021;;Portaria IBC de criação do grupo;Página do grupo no Diretório do CNPq;Descrição do grupo e/ou de suas atividades;Líder do grupo na maior parte do ano 1;Alfabetização, Linguagem e Processos de Aprendizagem na Deficiência Visual (GPALPHA-DV) (antigo Alfabetização e Deficiência Visual);Portaria 554, de 08/10/2019;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9602410643408128;Construção e disseminação de conhecimentos acerca de fundamentos, metodologias e práticas de alfabetização em deficiência visual, visando à compreensão de suas especificidades e ao aprimoramento do trabalho pedagógico na sala de aula face à inclusão escolar;Fabiana Alvarenga Rangel 2;"Ciência ao Alcance das Mãos (Anteriormente denominado ""BioQuimMat - Conhecimentos científicos ao alcance das mãos"" - nome alterado pela Portaria 238, de 09/09/20)";Portaria 155, de 21/06/2016;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5513793291333677;Desenvolvimento de recursos, materiais e metodologias adequados para o ensino de alunos com DV nas áreas de Química, Biologia e Matemática;Aires da Conceição Silva 3;Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão (GPCECI);Portaria 261, de 15/8/2017;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4165511413947898;Análise de publicações acadêmicas em periódicos científicos que discutam e relacionem em seu bojo as temáticas Currículo, Educação Física e Deficiência visual, buscando mapear e apresentar os pontos e contrapontos do que tem sido discutido e publicado no cenário acadêmico;Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior 4;GEPOM - Grupo de Estudo e Pesquisa de Orientação e Mobilidade Área da Educação e Saúde (antigo Grupo de Estudos e Pesquisa de Orientação e Mobilidade);Portaria 622, de 21/11/2019;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6776279090989900;Verificação na literatura educacional e da saúde (fisioterapia, educação física e terapia ocupacional) os conteúdos sobre Orientação e Mobilidade de pessoas com deficiência visual no âmbito nacional;Regina Kátia Cerqueira Ribeiro 5;Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA);Portaria 364, de 22/12/2016;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1034057166251177;Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à adaptação de materiais para o Sistema Braille;Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima 6;Grupo de Pesquisas Linguísticas e Literárias no Contexto da Deficiência Visual (antigo Língua Portuguesa e Educação Especializada: novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual);Portaria 85, de 06/04/2016;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0110326799736606;O grupo de pesquisa agrega trabalhos sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua e literaturas de expressão portuguesa, voltado a pessoas com deficiência visual, com ênfase no desenvolvimento do aluno e na instrumentalização do professor da rede regular de ensino. Desse modo, o grupo tem como foco a produção de materiais didáticos e paradidáticos, métodos, práticas e recursos acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão.;Marcia de Oliveira Gomes 7;Grupo de Pesquisa Tecnologia Educacional e Deficiência Visual (GPTec) - Antigo Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva na Deficiência Visual, Surdocegueira e Deficiência Múltipla (GPTec) ;Portaria 93, de 31/3/2017;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1348503884190835;Avaliação do Impacto do uso de diferentes tecnologias acessíveis nos processos de aprendizagem e inserção social de estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla;Bianca Della Líbera da Silva 8;História da Deficiência Visual no Brasil: perspectiva (antigo Trajetórias, Histórias e Vidas de Alunos e Alunas do Instituto Benjamin Constant);Portaria 205, de 20/07/2015;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8478643769510491;Investigação de trajetórias, histórias e vidas de alunos e alunas do IBC em toda a sua temporalidade, compreendendo aspectos mais específicos aos mais gerais;Flavio Antonio de Souza França 9;Inter-relações entre Corpo, Deficiência Visual/Surdocegueira, Expressão e Arte (não informado anteriormente);Portaria 439, de 27/12/2018;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1755530123928849;Investigação das inter-relações entre corpo e deficiência visual, assim como entre corpo e surdocegueira nos âmbitos perceptivos, sensoriais, psicomotores, cognitivos, comportamentais e criativos;Arheta Ferreira de Andrade 10;LABCÁTIL – Laboratório de Pesquisas em Comunicação Alternativa Tátil ;Portaria 341 de 30/12/20;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1252342833679328;As revisões de literatura desempenham um papel de destaque no cenário educacional, pois apresentam sínteses rigorosas acerca do que já foi produzido sobre determinado assunto. Desse modo, nos dedicaremos a investigar o que dizem as produções nacionais e internacionais sobre os benefícios da Comunicação Alternativa para favorecer a comunicação de pessoas com deficiência múltipla sensorial visual. ;Flavia Daniela dos Santos Moreira 11;Práticas Educativas na Deficiência Múltipla Associada a Deficiência Visual ;Portaria 181 de 04/08/20;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9215931847014659;Desenvolver investigações de temáticas sobre práticas educativas na área da deficiência múltipla relacionada à deficiência visual. A pesquisa explora a bibliografia já existente ligada à área educacional de modo a selecionar estudos que abordem demandas do cotidiano escolar, separando-as daquelas relacionadas à aspectos clínicos ou que não se referem à deficiência múltipla. A partir disso será possível divulgar o que já existe sobre o tema, além de preencher lacunas existentes com a elaboração de novos trabalhos. A ideia é fornecer subsídios à prática educativa e promover o diálogo entre os agentes que constituem a equipe de trabalho desses alunos.;Bárbara Braga Wepler 12;Recursos Multissensoriais e Tecnológicos Aplicados nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias (informado anteriormente como cancelado em 2018, tendo havido apenas a atualização do nome);Portaria 221 de 11/08/2016;dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6285457981020151;Desenvolvimento de recursos pedagógicos que utilizem diferentes canais sensoriais e promova integração das disciplinas Biologia, Física e Química no ensino dos alunos cegos e com baixa visão, criando condições de igualdade de aprendizagem;Vagner Santos da Cruz CANCELADO EM 2021;;Portaria IBC de criação do grupo;Página do grupo no Diretório do CNPq;Descrição do grupo e/ou de suas atividades;Líder do grupo na maior parte do ano NÃO HOUVE GRUPOS CANCELADOS;;;;; SUSPENSO EM 2021 - GRUPOS QUE SUSPENDERAM SUAS ATIVIDADES DEVIDO À PANDEMIA OU QUE TIVERAM SEUS CADASTRO SUSPENSO POR FALTA DE ATUALIZAÇÃO NO CEPEQ;;Portaria IBC de criação do grupo;Página do grupo no Diretório do CNPq;Descrição do grupo e/ou de suas atividades;Líder do grupo na maior parte do ano 1;Grupos de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Física na Deficiência Visual;Portaria 124, de 28/03/2019;-;"Avaliação do perfil dos estudantes com deficiência visual do Brasil a partir do censo escolar; avaliação da distorção idade-série em alunos com baixa visão e cegos, investigação do acesso de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física no Brasil";Sergio Henrique Almeida da Silva Junior 2;Grupo de Estudos e Pesquisa na Surdocegueira (GPESC);Portaria 280, de 30/8/2017;-;Realização de amplo levantamento da produção acadêmica na área da surdocegueira com a finalidade de produzir uma base de dados atualizada para os pesquisadores interessados na área;Márcia Noronha de Mello 3;Medicalização da educação e da sociedade: práticas, discursos e simbolismos sobre TDAH e outros transtornos;Portaria 112, de 9/4/2018;-;Investigação da produção teórica, técnico-científica do fenômeno social da medicalização da sociedade e da educação, vinculada a uma concepção clínica e de patologização das questões educacionais;Marcelo Moreira de Souza