Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisa do IBC (Cepeq) 2019 (CSV)
Atualizado em
08/02/2022 17h09
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CADASTRADOS EM 2019;Portaria IBC de criação do grupo;Descrição do grupo e/ou de suas atividades;Líder do grupo na maior parte do ano Alfabetização e Deficiência Visual;Portaria 554, de 08/10/2019;Construção e disseminação de conhecimentos acerca de fundamentos, metodologias e práticas de alfabetização em deficiência visual, visando à compreensão de suas especificidades e ao aprimoramento do trabalho pedagógico na sala de aula face à inclusão escolar;Fabiana Alvarenga Rangel Grupo de Estudos e Pesquisa de Orientação e Mobilidade;Portaria 622, de 21/11/2019;Verificação na literatura educacional e da saúde (fisioterapia, educação física e terapia ocupacional) os conteúdos sobre Orientação e Mobilidade de pessoas com deficiência visual no âmbito nacional;Regina Kátia Cerqueira Ribeiro Grupos de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Física na Deficiência Visual;Portaria 124, de 28/03/2019;"Avaliação do perfil dos estudantes com deficiência visual do Brasil a partir do censo escolar; avaliação da distorção idade-série em alunos com baixa visão e cegos; investigação do acesso de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física no Brasil";Sergio Henrique Almeida da Silva Junior JÁ EXISTENTES EM 2018 E QUE CONTINUARAM EM 2019;;; "BioQuimMat - Conhecimentos científicos ao alcance das mãos (informado anteriormente como ""Recursos didáticos e metodológicos para formação docente e para ensino de alunos com deficiência visual"")";Portaria 155, de 21/06/2016;Desenvolvimento de recursos, materiais e metodologias adequados para o ensino de alunos com DV nas áreas de Química, Biologia e Matemática.;Aires da Conceição Silva Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão (GPCECI);Portaria 261, de 15/8/2017;Análise de publicações acadêmicas em periódicos científicos que discutam e relacionem em seu bojo as temáticas Currículo, Educação Física e Deficiência visual, buscando mapear e apresentar os pontos e contrapontos do que tem sido discutido e publicado no cenário acadêmico.;Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior "Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA) (anteriormente informado como ""Adaptação de livros didáticos e paradidáticos: uma nova proposta de sistematização"") ";Portaria 364, de 22/12/2016;Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à adaptação de materiais para o Sistema Braille;Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima Grupo de Estudos e Pesquisa na Surdocegueira (GPESC);Portaria 280, de 30/8/2017;Realização de amplo levantamento da produção acadêmica na área da surdocegueira com a finalidade de produzir uma base de dados atualizada para os pesquisadores interessados na área;Márcia Noronha de Mello Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva na Deficiência Visual, Surdocegueira e Deficiência Múltipla (GPTec);Portaria 93, de 31/3/2017;Avaliação do Impacto do uso de diferentes tecnologias acessíveis nos processos de aprendizagem e inserção social de estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla;Bianca Della Líbera da Silva Inter-relações entre Corpo, Deficiência Visual/Surdocegueira, Expressão e Arte (não informado anteriormente);Portaria 439, de 27/12/2018;Investigação das inter-relações entre corpo e deficiência visual, assim como entre corpo e surdocegueira nos âmbitos perceptivos, sensoriais, psicomotores, cognitivos, comportamentais e criativos;Maria Rita Campello Rodrigues Língua Portuguesa e Educação Especializada: novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual;Portaria 85, de 06/04/2016 (informado anteriormente como Portaria 340, de 2/10/2017);O grupo de pesquisa agrega trabalhos sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua e literaturas de expressão portuguesa, voltado a pessoas com deficiência visual, com ênfase no desenvolvimento do aluno e na instrumentalização do professor da rede regular de ensino. Desse modo, o grupo tem como foco a produção de materiais didáticos e paradidáticos, métodos, práticas e recursos acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão.;Marcia de Oliveira Gomes Medicalização da educação e da sociedade: práticas, discursos e simbolismos sobre TDAH e outros transtornos ;Portaria 112, de 9/4/2018;Investigação da produção teórica, técnica-científica do fenômeno social da medicalização da sociedade e da educação, vinculada a uma concepção clínica e de patologização das questões educacionais;Marcelo Moreira de Souza Recursos Multissensoriais e Tecnológicos Aplicados nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias (informado anteriormente como cancelado em 2018, tendo havido apenas a atualização do nome);Portaria 221 de 11/08/2016 (informada anteriormente como Portaria nº 207 de 28/7/2016);Desenvolvimento de recursos pedagógicos que utilizem diferentes canais sensoriais e promovam a integração das disciplinas Biologia, Física e Química no ensino dos alunos cegos e com baixa visão, criando condições de igualdade de aprendizagem;Vagner Santos da Cruz Trajetórias, Histórias e Vidas de Alunos e Alunas do Instituto Benjamin Constant;Portaria 205, de 20/07/2015 (informada anteriormente como Portaria 120, de 2/5/2017);Investigação de trajetórias, histórias e vidas de alunos e alunas do IBC em toda a sua temporalidade, compreendendo aspectos mais específicos aos mais gerais;Rafael Bomfim Dutton CANCELADOS DURANTE 2019;;; A Inclusão Pedagógica da Família do Aluno Deficiente Visual no IBC;Portaria 363, de 22/12/2016 (extinto em 13/03/2019);;Ivan Finamore Araujo INFORMADOS ERRONEAMENTE EM 2018;;; Desenvolvimento de Recursos Educacionais e Multissensoriais para alunos com deficiência visual (o grupo não existe);;;