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Participação social
CCMI divulga resultado da pesquisa sobre comunicação organizacional
93% dos participantes da pesquisa estão satisfeitos com a imagem institucional do IBC
A Coordenação de Comunicação e Marketing Institucional (CCMI) do IBC divulgou hoje (4/2) o relatório completo com os resultados da pesquisa realizada no período de 18 de outubro a 16 de novembro de 2021, sobre a comunicação organizacional na instituição. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico Institucional (PEI 2020-2023) e servirá de base para a elaboração da Política de Comunicação do IBC.
A pesquisa ouviu pessoas que fazem parte dos três segmentos do Instituto: os que nele trabalham (servidores e terceirizados); os que nele estudam (incluindo pais e responsáveis) e aqueles que interagem de alguma forma com a instituição — ou seja, o nosso público externo propriamente dito.
Ao todo, 90 pessoas participaram da pesquisa, dos quais 53 eram membros da comunidade interna do IBC (servidores, trabalhadores terceirizados, professores substitutos e voluntários); 23 eram alunos do ensino fundamental, do mestrado e da residência médica, além de pais/responsáveis; os outros 14 respondentes eram da comunidade externa — pessoas que procuraram o IBC para obter informações e/ou receberem algum tipo de atendimento.
Os participantes da pesquisa deram notas de zero a cinco a cada uma das perguntas formuladas, considerando a nota cinco como muito satisfeito, quatro e três como satisfeito, dois como insatisfeito e um como muito insatisfeito.
Em relação à imagem institucional do IBC, 94% dos respondentes da comunidade interna se disseram satisfeitos com ela (26 com nota 5; 18 com nota 4 e 6 com nota 3); 100% dos respondentes da comunidade externa manifestaram-se satisfeitos (14 com nota 5 e 3 com nota 4); já 95% dos alunos e responsáveis se disseram satisfeitos com a imagem do Instituto (12 com nota 5, 3 com nota 4 e 2 com nota 3).
“Este foi apenas um dos aspectos abordados pela pesquisa, que procurou também avaliar a qualidade do fluxo de informação entre os setores, a visibilidade e a qualidade dos conteúdos que publicamos no site e nas mídias sociais oficiais do Instituto”, explicou a coordenadora de Comunicação e Marketing Institucional do IBC, Marília Estevão. Contudo, ela lamentou a pequena participação da comunidade interna e do alunado na pesquisa. “Se queremos avançar na melhoria dos serviços prestados à população, precisamos ser mais ativos quando somos chamados a avaliar nossos processos de comunicação interna e externa”, concluiu.
Relatório final da pesquisa: