Ações e programas – Departamento de Administração e Planejamento
PORTFÓLIO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
O portfólio de projetos estratégicos consiste em um conjunto de projetos, tendo como resultado a entrega de produtos ou serviços, em um período de tempo determinado, visando ao alcance dos objetivos estratégicos do PEI/IBC.
1) Implantação do SIADS
Objetivo: promover a sistematização dos registros contábeis, de acordo com os procedimentos do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP); realizar o reconhecimento periódico da depreciação e amortização; ampliar a automação do registro contábil, possibilitando que o ato e fato das ações administrativas sejam registrados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), de forma on-line; sistematizar os procedimentos normatizados pelo Sistema de Serviços Gerais (Sisg); subsidiar a geração de informações de custos; proporcionar conteúdo informacional para apoiar as decisões de alocação mais eficiente de recursos e gerar as condições para a melhoria da qualidade do gasto público.
Meta: gerenciamento e controle dos acervos de bens móveis, permanentes e de consumo, de bens intangíveis e frota de veículos; reconhecimento, mensuração e evidenciação do acervo em consonância com as normas do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), e do Sistema de Serviços Gerais (Sisg).
Início: outubro de 2020.
Término: dezembro de 2020.
2) Implantar metodologia de dimensionamento da força de trabalho
Objetivo:aperfeiçoar as atividades desempenhadas nos diversos setores do IBC; identificar o perfil das pessoas que compõem a instituição, considerando-se as atribuições dos diversos cargos existentes, bem como as características comportamentais necessárias, viabilizando a integração desses aspectos com as exigências institucionais; formar uma base de sustentação técnica para as políticas e ações de gestão de pessoas, associadas às definições do Planejamento Estratégico Institucional (PEI/IBC 2020-2023), tais como: valorização, capacitação e qualificação da força de trabalho; incentivo à integração dos esforços de cada pessoa aos objetivos institucionais e o comprometimento da força de trabalho da instituição com o seu respectivo desempenho organizacional (Mapeamento por Competências).
Meta: alocação de pessoas com base em perfis estabelecidos a partir do mapeamento das competências (Programa de Gestão de Desempenho); promover a capacitação do quadro de pessoal a partir dos conceitos da gestão por competências; -pesquisa de clima organizacional.
Início:março de 2022.
Término: dezembro de 2023.
3) Adotar solução de Protocolo Digital utilizando a solução Gov.br
Objetivo: oferecer visão integrada do trâmite dos documentos e processos com maior transparência e facilidade de acesso; reduzir o tempo de atendimento; minimizar os deslocamentos para o acompanhamento de processos e documentos; manter os usuários informados eletronicamente sobre a movimentação do seu processo ou documento.
Meta: consulta integrada de protocolos e recebimento de informes de tramitação eletronicamente; transparência ativa, garantindo aos usuários o que determina a Lei de Acesso à Informação (LAI); simplificação no atendimento, possibilitando a ampliação dos serviços digitais prestados; diminuição dos custos por meio da redução da demanda de atendimento presencial; padronização das informações sobre protocolo; consultas gerenciais sobre processos e documentos.
Início: janeiro de 2021.
Término: dezembro de 2023.
4) Implantar módulo de gestão documental aderente aos normativos do Arquivo Nacional
Objetivo: estabelecer parceria com o Arquivo Nacional para implantar a Política de Gestão de Documentos e Arquivos; instituir a Política de Gestão de Documentos e Arquivos; padronizar e integrar as ações para a melhoria das práticas de gestão de documentos e arquivos.
Meta: disponibilização de instrumentos para que todas as unidades da instituição façam a correta classificação, descarte e digitalização de documentos; preservação do patrimônio arquivístico; redução significativa dos custos de armazenagem de arquivos; elaboração de Termo de Referência para contratação de serviços de apoio à gestão documental de acordo com as normas arquivísticas.
Início: janeiro de 2021.
Término: dezembro de 2023.
5) Saúde e Qualidade de Vida do Servidor
Objetivo: desenvolver, no IBC, ações nas áreas da promoção da saúde e da qualidade de vida no trabalho, com vistas a um ambiente organizacional de bem estar individual e coletivo, voltadas para a valorização do servidor e a prevenção de riscos para saúde e segurança.
Meta: realização de diagnóstico sobre a percepção dos servidores sobre saúde e qualidade de vida no trabalho; sensibilização dos servidores sobre a importância de projetos nessa área para o bem estar, saúde e qualidade de vida no ambiente do trabalho; implantação de ações nas áreas de Promoção da Saúde no Local de Trabalho (PSLT) e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); promoção de palestras sobre temas relacionados ao programa; atendimentos individualizados; atendimentos em grupos; incentivo a pesquisas sobre saúde do servidor e qualidade de vida no trabalho.
Início: março de 2022.
Término: dezembro de 2023.