Notícias
Ibama emite Licença de Operação para Teste de Longa Duração de Libra, na Bacia de Santos (SP)
Brasília (18/07/2017) – O Ibama emitiu na última sexta-feira (14/07) a Licença de Operação (LO) nº 1397/2017, que autoriza a realização do Teste de Longa Duração (TLD) pelo navio-plataforma Pioneiro de Libra, da Petrobras. O objetivo é observar o comportamento do reservatório durante a drenagem de óleo nos reservatórios de Libra, na Bacia de Santos (SP).
A licença estabelece 32 condicionantes para a operação do empreendimento. Entre elas, projetos de monitoramento de praias; de mamíferos aquáticos, como baleias e golfinhos; e de impactos sobre as aves na Bacia de Santos. O Ibama também determinou o desenvolvimento de um projeto para controle de poluição.
Além do TLD, o processo de licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama prevê quatro Sistemas de Produção Antecipada (SPAs), que também serão realizados pelo Pioneiro de Libra. O SPA é uma atividade piloto de produção semelhante ao TLD em que são avaliados parâmetros como vazão e qualidade do óleo, razão entre as quantidades de óleo e de água e tamanho preliminar da reserva, entre outros. A diferença está no tempo concedido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a realização dessas atividades.
O requerimento para emissão da licença foi protocolado no Ibama em 27 de abril de 2017. O prazo legal de 6 meses para conclusão das análises terminaria em 27 de outubro deste ano.
Mais informações:
• Licença de Operação (LO) n° 1397/2017
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015