Notícias
Operação no Porto de Santos fiscaliza navios de cruzeiro
Fiscalização do Ibama em navio no Porto de Santos - Foto: Divulgação/Ibama-SP
Santos/SP (22/04/2025) – Com a temporada de cruzeiros em águas brasileiras, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforça a fiscalização em navios atracados no Porto de Santos que estão de saída para a Europa. A meta é zelar pela segurança ambiental e combater o tráfico internacional da biodiversidade brasileira.
Em março e abril de 2025, a Operação Travessia tem funcionado de maneira estratégica nos transatlânticos das companhias turísticas que deixam o território nacional rumo ao continente europeu, já que o Porto de Santos é o maior terminal marítimo de passageiros do Brasil.
Alertas das nossas águas
A biodiversidade brasileira, uma das mais ricas do planeta, tem sido alvo constante de tráfico internacional. Espécies nativas, sementes, plumas, corais, conchas e até animais vivos já foram encontrados em bagagens comuns. Em muitos casos, o que parece uma simples lembrança de viagem pode representar uma grave ameaça ecológica.
Essa ação que une proteção e educação busca coibir práticas ilegais. É importante estar atento sobre os riscos ambientais do transporte de espécies protegidas – mesmo quando feito por passageiros desavisados.
A operação no Porto de Santos reafirma o papel do Ibama como guardião dos recursos naturais do país. Mais do que uma barreira ao tráfico, o Instituto garante que o encanto das paisagens brasileiras seja mantido para as próximas gerações.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015