Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Estacas de itaúba foram apreendidas durante a ação em Tocantínia (TO) - Foto: Divulgação/Ibama
Palmas/TO (02/04/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Tocantins realizou a Operação Xapiri Xerente na Terra Indígena (TI) Xerente, em Tocantínia (TO), com o objetivo de reforçar a fiscalização ambiental e combater o desmatamento ilegal. A ação contou com o apoio da Polícia Federal (PF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
A operação, que ocorreu nos primeiros meses do ano, prendeu três pessoas em flagrante por extração ilegal de madeira e desmatamento. Os suspeitos foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal no estado. Além das prisões, os agentes apreenderam 92 estacas de itaúba (Mezilaurus itauba), duas motosserras e duas motocicletas utilizadas na atividade ilegal.
Localizada na região central do Tocantins, a TI Xerente abriga o povo indígena Akwe-Xerente e possui uma área de aproximadamente 183 mil hectares. Reconhecida oficialmente em 1991, essa Terra Indígena é fundamental para a preservação da cultura e dos modos de vida tradicionais dos Xerentes, além de ser um território rico em biodiversidade. A região enfrenta desafios relacionados ao desmatamento ilegal e à invasão de terras, tornando ações como a Operação Xapiri Xerente essenciais para garantir a proteção ambiental e a segurança das comunidades indígenas.
A iniciativa reforça o compromisso do Ibama na proteção das terras indígenas, na preservação dos recursos naturais e no combate a crimes ambientais na região.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015