Notícias
Série de cursos sobre manejo florestal coordenados pelo Ibama é concluída em outubro
- Foto: Marla Ribeiro/UFOPA
Brasília (07/11/2024) – A série de cursos realizados no âmbito de projeto financiado pelo Programa Euroclima, da União Europeia, com foco no Manejo Florestal, foi concluída no período de 21 a 25 de outubro, com o módulo Operações em Manejo Florestal.
Coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o módulo final do projeto “Fortalecimento da Governança dos Órgãos Ambientais da Amazônia em Manejo Florestal Sustentável”, que é implementado no Brasil pela agência francesa Expertise France, ocorreu na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, em Santarém (PA). O curso contou com professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e com a parceria da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona).
O objetivo foi capacitar servidores que atuam na temática acerca das operações florestais que são executadas no Manejo Florestal Sustentável, incluindo a abertura de estradas, o planejamento de trilhas de arraste, o procedimento de derrubada de árvores e a execução do arraste, além da disseminação de técnicas de Exploração de Impacto Reduzido (EIR).
Além dos servidores do Ibama que coordenaram o curso, participaram servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e dos órgãos estaduais de meio ambiente dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O módulo Operações Florestais
O módulo Operações Florestais, realizado no escopo do projeto para o aprimoramento da atividade de Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), foi conduzido pela Coordenação de Gestão do Uso Sustentável da Flora (Cousf), do Ibama.
Com a participação de servidores dos órgãos ambientais da Amazônia que atuam nos processos autorizativos de PMFS, o curso analisou a adequada execução das atividades de operação desenvolvidas nos planos, com discussão sobre a importância das vistorias de acompanhamento, as quais têm papel essencial na confirmação de que as atividades de Manejo Florestal estão sendo conduzidas de acordo com as normas ambientais. Isso garante que o impacto sobre os ecossistemas seja minimizado, o que se dá por meio do monitoramento se as práticas adotadas nas áreas do plano de manejo respeitam as diretrizes de EIR.
Como retorno do aprendizado adquirido no módulo Operações Florestais, alguns dos entes participantes relataram que priorizaram a realização de vistorias prévias em seus processos autorizativos. Após o curso, servidores desses órgãos informaram que irão avaliar a possibilidade de realizar, também, vistorias de acompanhamento, de forma a aplicar o conhecimento absorvido durante o projeto.
Demais módulos
O Projeto “Fortalecimento da Governança dos Órgãos Ambientais da Amazônia em Manejo Florestal Sustentável” agrega outras capacitações, que são: Manejo Florestal Sustentável e Mudança Climática; Dendrologia e Botânica Florestal; Anatomia da Madeira; Inventário Florestal; e Sensoriamento Remoto e MFS. Na avaliação dos participantes, a reunião de diversos entes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) nos cursos propiciou o fortalecimento das relações interinstitucionais, com importantes debates promovidos sobre as realidades locais, os desafios e as oportunidades específicas de cada contexto.
Outro destaque do projeto foram as importantes mudanças nos procedimentos administrativos de Manejo Florestal estabelecidas nas instituições ambientais, aplicadas a partir do conhecimento adquirido nos cursos, como incorporação de geotecnologias nas análises e atualização de normativas sobre o tema.
A iniciativa não apenas fortaleceu a capacidade operacional dos servidores envolvidos no Manejo Florestal Sustentável, mas também consolidou o apoio do Ibama às agendas de gestão e proteção ambiental e de mudança do clima. Ao proporcionar um espaço de aprendizado contínuo e de aperfeiçoamento, o projeto se alinha com os objetivos de longo prazo de fomentar políticas públicas que garantam a conservação e o uso sustentável dos recursos florestais na Amazônia. Também reforça o compromisso das instituições ambientais como pilares de uma governança eficaz, oferecendo não apenas ferramentas necessárias para as análises dos processos autorizativos, mas também a base para um diálogo constante das entidades ambientais sobre as melhores práticas do Manejo Florestal.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015