Notícias
Ibama troca experiências sobre manejo florestal com a Guatemala
Brasília (19/08/2024) - Reunião técnica realizada na Guatemala nos dias 12 e 14 de agosto, com participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), proporcionou a troca de experiência entre os países sobre o controle e o monitoramento de produtos florestais.
O evento, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Secretaria de Planejamento e Programação da Presidência da República da Guatemala (Segeplan), teve como objetivo atualizar o projeto de cooperação “Apoio ao Controle e Monitoramento da Cadeia Autorizativa do Manejo dos Recursos Florestais na Guatemala". A reunião ocorreu na sede do Ministério das Relações Exteriores na cidade da Guatemala, capital do país.
O projeto a ser firmado com o Instituto Nacional de Bosques (INAB) da Guatemala busca a troca de conhecimentos para implementação de novas tecnologias de gestão, avaliação, monitoramento, controle e rastreabilidade de produtos oriundos do manejo florestal na Guatemala e no Brasil. A parceria espera aprimorar o controle da cadeia produtiva, industrialização e comercialização da madeira nos mercados nacionais e internacionais, a promoção da gestão florestal sustentável e a redução do desmatamento ilegal.
Dentre as ações no âmbito do projeto, é destaque o repasse sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) para fortalecer o Módulo Eletrônico de Gestão de Licenças de Uso Florestal de florestas coníferas e mistas da Guatemala (MMF) e a troca de conhecimentos e experiências sobre a aprovação e monitoramento do manejo florestal, por meio de visitas técnicas, as quais irão fortalecer as capacidades do corpo técnico do INAB, do Ibama e de aliados estratégicos ligados às atividades do setor florestal nacional.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015