Notícias
Ibama repatria animais de São Paulo para o RJ e MG
Brasília (05/01/2024) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) repatriou 317 animais de São Paulo para estados vizinhos da região Sudeste. Os espécimes foram transferidos pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) de Lorena (SP) para outra cidade do interior paulista e para os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Entre as espécies havia répteis e aves: jabuti-piranga, jabuti-tinga, trinca-ferro-verdadeiro, canário-da-terra, coleirinho-papa-capim, galo-da-campina, corrupião e papagaio-de-peito-roxo.
Ao todo, cinco operações entre os dias 4 e 26 de dezembro passado conduziram a transferência de 132 animais aos Cestas de Seropédica (RJ), de Montes Claros (MG) e de Belo Horizonte (MG). Os demais 185 foram soltos na natureza, em Lorena e em Pindamonhangaba (SP).
As atividades envolveram analistas e técnicos da Autarquia, bem como uma profissional médica veterinária contratada para dar suporte ao Cetas/Lorena. Foram adotados os cuidados necessários para garantir o bem-estar dos animais.
“Em geral, os indivíduos recebidos nos Cetas são oriundos de apreensões em cativeiros irregulares e do tráfico de fauna ou de entregas voluntárias”, esclarece a superintendente do Ibama em São Paulo, Perla Muller, reforçando a importância do trabalho dessas unidades do Instituto para a proteção da fauna silvestre.
As repatriações e solturas objetivam o retorno desses animais ao seu habitat, permitindo a manutenção das espécies em suas áreas de ocorrência e possibilitando que desempenhem suas importantes funções ecossistêmicas.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015