Notícias
Escritor Daniel Munduruku participa de bate-papo no Ibama
Brasília (29/02/2024) – O Ibama promoveu, no último domingo (25), no contexto das comemorações de seus 35 anos, um bate-papo com o escritor Daniel Munduruku, no auditório I da sede do Instituto, em Brasília (DF). Munduruku é autor de mais de 60 livros, premiado no Brasil e no exterior, professor, ator e ativista indígena.
A servidora do Ibama Aline Carvalho, responsável por conduzir a conversa, explicou que um dos motivos da escolha de Munduruku para a ocasião foi a temática da educação ambiental como forma de promover a inteligência ambiental. Relatou que o Daniel traz uma perspectiva diferente do meio ambiente que é muito rica, além de possuir diversas obras voltadas para o público infantil e juvenil que mostram a importância de envolver esse público nas ações de educação ambiental.A diretora substituta da Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic), Claudia Jeanne Barros, participou do momento e ressaltou ser uma honra receber o escritor. Ela também destacou a presença das crianças no auditório. Para a diretora, o Ibama, enquanto instituição, é muito novo e tem muito o que crescer, se desenvolver.
Munduruku relatou sua felicidade em participar do evento festivo. “Celebrar é uma forma de agradecer, de gratidão pelo caminho já trilhado, mas também é uma renovação de compromisso do que vem pela frente”, afirmou. Como Barros, ele também ressaltou o caminho longo que o Ibama tem a seguir no cumprimento de salvaguardar o patrimônio natural que pertence a todos os seres viventes. O escritor compartilhou sua experiência de vida com histórias sobre o tempo em que trabalhou na televisão, sobre ser autor indígena e a importância dessa literatura, ainda pouco difundida. Contador de histórias, falou sobre seu primeiro “apaixonamento” pela menina Lindalva e a forma que isso afetou sua autoimagem, contou sobre quando foi para cidade estudar e foi chamado de índio pela primeira vez, bem como sua estranheza ao conhecer essa palavra. Também relatou como construiu uma imagem amorosa sobre si e o seu povo com a ajuda de seu avô. As crianças puderam interagir com o escritor por meio de perguntas, além de terem lido trechos de suas obras.
O evento foi realizado pela Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic), com o apoio logístico e de divulgação da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Núcleo de Programas de Educação Ambiental (NEA), Diretoria de Planejamento, Administração e Logística (Diplan) e da Presidência do Ibama, além das editoras FTD e Global, que cederam imagens e exemplares de livros.Foi um momento valoroso, confira o bate-papo com Daniel Munduruku na íntegra, no canal do Ibama no YouTube.
#Ibama35anos
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015