Notícias
Equipe de Educação Ambiental do Ibama participa da Olimpíada de Ciências da Floresta de Caxiuanã, no PA
- Foto: Caroline de Souza
Belém (27/11/2024) – Durante a Olimpíada de Ciências da Floresta de Caxiuanã, realizada em Melgaço (PA), entre os dias 9 e 11 de novembro, a Equipe de Educação Ambiental (EEA) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atuante no Pará ministrou a oficina "Observação de aves como instrumento mitigador das mudanças climáticas". O objetivo foi estimular o desenvolvimento de noções acerca da mitigação das mudanças climáticas por meio da identificação e da preservação da vida silvestre local, em especial das aves e de sua respectiva função ecológica.
O evento é promovido pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), no âmbito da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o tema deste ano foi "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais". A palestra ministrada pela EEA/PA na Olimpíada foi voltada para alunos matriculados na rede pública de ensino de escolas ribeirinhas do município de Portel (PA). Na ocasião, foram fornecidos materiais de Educação Ambiental do Instituto aos participantes, e desenvolvidas atividades que fomentaram a compreensão conceitual e a prática sobre as mudanças climáticas; relacionando a temática do evento com a alternativa para mitigar tais mudanças a partir da observação de aves e seu estímulo à conservação da biodiversidade local e do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Como um dos resultados notados nos alunos participantes, foi destaque o desenvolvimento da noção sobre as mudanças climáticas, funções ecológicas e sobre a importância da preservação da vida silvestre livre para manutenção ambiental sustentável.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015