Notícias
Abertura do V Encontro Nacional dos Cetas é realizada na sede do Ibama
Brasília (22/04/2024) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu início, nesta segunda-feira (22), ao V Encontro Nacional dos Centros de Triagem de Animais Silvestres, com a participação do presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, e de representantes dos 25 Cetas de todo o país de forma presencial e online. O evento, conduzido pela Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo), se estenderá até o sábado (28), com discussões sobre metas para o ano, troca de experiências e aperfeiçoamento de procedimentos e técnicas de manejo e na recuperação da fauna silvestre.
A Rede Cetas do Ibama, formada por todos os centros, desempenha importante papel na conservação da biodiversidade, recebendo animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues voluntariamente pela população. Essas unidades realizam uma série de serviços, incluindo identificação, triagem, tratamento, reabilitação e destinação dos animais, com o objetivo principal de devolvê-los ao seu habitat.
Durante a abertura do evento, Agostinho destacou os avanços da Rede Cetas ao longo da sua gestão e ressaltou a importância de estabelecer perspectivas futuras para essa atividade. “O empenho em melhorar as estruturas das unidades e em estabelecer parcerias dá maior celeridade na reabilitação e no atendimento da fauna silvestre, que é urgente”, afirma.
Lívia Karina Passos, diretora da DBFlo, destacou a troca de conhecimento."A equipe que trabalha na Rede Cetas possui uma vasta experiência prática dentro da diretoria e, ao longo desta semana, poderá aprender e definir estratégias na área por meio de discussões e escuta atenta. Espero que todos possam aproveitar e se beneficiar dessa experiência", concluiu.
O encontro nacional tem como objetivo estabelecer cada vez mais uma rede coesa na reabilitação de animais silvestres. Adotados nas 25 unidades dos Cetas, os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) fazem com que todas as unidades trabalhem sob diretrizes claras e eficientes, em conformidade com as legislações ambientais vigentes.
Os debates contam com apoio de professores e estudantes universitários, além de organizações parceiras do Ibama.
Confira a íntegra da abertura no canal do Ibama no YouTube.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015