Notícias
Ibama visita obras de único parque eólico em instalação na Região Sul
- Foto: Mozart Lauxen/Ibama
Porto Alegre (29/06/2023) - O Ibama vistoriou, em junho, as obras de instalação do Parque Eólico Coxilha Negra, no município de Santana do Livramento (RS), na divisa do Brasil com o Uruguai. O empreendimento, licenciado pelo Instituto, é o único do tipo em instalação na Região Sul do Brasil atualmente, com previsão de gerar 478,8 megawatts (MW) de energia a partir da força dos ventos. O projeto inclui 114 aerogeradores e uma linha de transmissão para conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A operação das primeiras turbinas eólicas está prevista para começar ainda em 2023.
A viabilidade ambiental do parque eólico foi definida a partir de extenso diagnóstico da área, por meio do qual houve a restrição de zonas do empreendimento em função das características da fauna e flora. Também foi realizado estudo com a estimativa dos impactos de ruídos e sombras sobre a população residente nas proximidades. Na vistoria, analistas do Instituto verificaram se o parque eólico atende ao Plano de Gestão Ambiental (PGA) aprovado. O projeto contempla medidas de prevenção, diminuição e compensação de potenciais impactos ambientais e, na fase de implantação, inclui 15 diferentes programas ambientais.
Dentre os programas, destaca-se o de Conservação de Espécies da Flora Ameaçada e Endêmicas, com ênfase nas diversas espécies de cactáceas rupestres endêmicas da região, cujos locais de ocorrência foram identificados e considerados como limitantes para a locação das estruturas do parque. “Quando a interferência é inevitável, é promovido o resgate e relocação de todas as plantas para habitats próximos e com as mesmas características, garantindo a sobrevivência dos espécimes.”, informou o analista ambiental Rodney Schimdt.
Na vistoria, também foram verificadas a rede subterrânea de média tensão, as praças dos aerogeradores, as seis jazidas de material pétreo e o canteiro de obras, que abrigará cerca de 1.400 trabalhadores. No escopo do projeto, há ainda a prevenção da introdução e dispersão de espécies exóticas invasoras, em especial do capim-annoni, o qual é objeto de programa particular de controle durante e após as obras.
Uma das medidas compensatórias a serem adotadas consiste no desenvolvimento de metodologia que contemplará a utilização de técnicas e equipamentos para coleta, beneficiamento e plantio de sementes de espécies herbáceas campestres nativas, com posterior divulgação e promoção entre a comunidade rural, com possibilidade de replicação em todo o bioma Pampa. Nas ações de educação ambiental executadas com a comunidade e trabalhadores afetados pelo empreendimento, há a indução do processo de organização comunitária e a melhoria do sistema de captação de água da Vila Thomaz Albornoz - distante mais de 50 km da sede municipal de Santa do Livramento, além da relocação e melhoria da escola municipal do Passo do Espinilho, hoje em precárias condições.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015