Notícias
Ibama suspende, temporariamente, o recebimento de animais silvestres no RJ
Rio de Janeiro (25/08/2023) - Está suspenso, por período indeterminado, o recebimento de animais silvestres no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Rio de Janeiro (Cetas/RJ) do Ibama, em Seropédica, município da Baixada Fluminense. A medida foi definida após a chegada de urubu com suspeita do vírus da Gripe Aviária.
No dia 24/08, equipe da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Seappa) realizou a eutanásia e a coleta de material biológico da ave para exames laboratoriais. O prazo previsto para emissão do resultados é de 14 dias a partir da recolhimento das amostras.
Até a conclusão das análises o Cetas/RJ não receberá novos animais nem realizará soltura. A medida atende ao Protocolo Sanitário estabelecido pelo Mapa.
Gripe Aviária
Os principais sinais clínicos neurológicos ou respiratórios da Gripe Aviária em aves silvestres são tremores na cabeça e no corpo; dificuldade respiratória (respiração ofegante, bucal, coriza nasal e/ou espirros); letargia e depressão; decúbito, penas arrepiadas ou arrastar as pernas; “mansidão” excessiva e falta de resposta a estímulos; asas caídas, torção de cabeça e pescoço; perda de equilíbrio; edema de face, olhos fechados e excessivamente lacrimejantes, excrementos aquosos descoloridos ou soltos; e andar em círculo e de costas.
Informações relacionadas
-
Portaria MAPA nº 587, de 22 de maio de 2023
que declara estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015