Notícias
Ibama resgata peixes durante seca na Ilha do Bananal, no Tocantins
Brasília (09/11/2023) - Os brigadistas do Ibama que atuam na Ilha do Bananal (TO) aproveitaram que os focos de incêndios no local diminuíram e resolveram salvar peixes que estavam ilhados em pequenos bolsões d'água. O resgate tem sido necessário devido ao período de seca na região, quando os níveis dos cursos dos rios caem e formam pequenos lagos.
Desde a primeira semana de novembro, cerca de dez integrantes das equipes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) estão recolhendo filhotes de pirarucu e os transferindo para caixas d'águas instaladas na carroceria de uma caminhonete.
Após viajaram mais de dez quilômetros até encontrarem outro rio com volume de água maior, os peixes são liberados em um cercado construído dentro do rio pelos brigadistas. Este procedimento é necessário para que os pirarucus recuperem as forças e não se tornem presas fáceis para outras espécies de peixes ou répteis após a soltura. Após algumas horas de recuperação, os peixes finalmente são liberados e ganham o rio.
De acordo com o coordenador do Prevfogo de Tocantins, Waner Lima, foram salvos aproximadamente 100 peixes. O trabalho de resgate vai continuar enquanto as chuvas esperadas para o mês de novembro permanecerem atrasadas.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015