Notícias
Ibama recebe ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega e apresenta central de logística construída com apoio do Fundo Amazônia
Brasília (22/03/2023) – O Ibama recebeu na manhã desta quarta-feira (22/03) o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, e o embaixador norueguês no Brasil, Odd Magne Ruud, na sede do Instituto, em Brasília, para apresentar a Central de Logística e Apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), obra realizada majoritariamente com recursos do Fundo Amazônia e inaugurada oficialmente em 28/02/2023.
A comitiva da Noruega, principal doador do Fundo, participou de reunião em que foram apresentadas estratégias de enfrentamento aos incêndios florestais e aos ilícitos ambientais na Amazônia.
O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt, detalhou iniciativas de combate à exploração ilegal de madeira em Terras Indígenas e Áreas de Conservação, e destacou ações do Instituto direcionadas à desativação de estruturas de garimpo ilegal.
A coordenadora-geral do Prevfogo, Flávia Saltini, apresentou aos convidados o Sistema Nacional de Informações sobre o Fogo (Sisfogo), plataforma digital em fase de desenvolvimento que reúne informações imprescindíveis para a gestão do fogo no bioma Pantanal, como focos de calor, séries históricas, dados estatísticos, relatórios de monitoramento e mapeamento de brigadas voluntárias.
“Esse projeto do pantanal é um piloto para que a gente possa fazer grandes planos para as outras regiões, especialmente para a Amazônia. É no sul da Amazônia que a gente tem hoje a maior área de desmatamento e a maior fronteira de áreas queimando todos os anos”, explicou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
Para ele, é importante que sejam realizados treinamentos com representantes dos países vizinhos que abrigam parte do bioma Amazônia de modo que todos possam agir cooperativamente no combate ao desmatamento e aos incêndios florestais.
Fundo Amazônia
Criado em 2008, o Fundo Amazônia arrecada doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. A iniciativa apoia ainda o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais.
O fundo é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que ainda se incumbe da captação de recursos, da contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015