Notícias
Ibama, Inpe e Marinha discutem execução do SisMOM
Brasília (26/09/2023) - O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, se reuniu com o diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Clezio Marcos de Nardin, e com o subchefe de Assuntos Marítimos do Estado-Maior da Armada, contra-almirante Carlos Zampieri, para alinhar execução do Sistema Multiusuário de Detecção, Previsão e Monitoramento de Derrame de Óleo no Mar (SisMOM). O encontro ocorreu na presidência do Instituto, em 20 de setembro.
Na oportunidade, Rodrigo Agostinho e os representantes do Inpe e da Marinha do Brasil participaram da mesa de abertura da reunião técnica do SisMOM. No encontro também foi assinado o Protocolo de Intenções entre Ibama e Inpe para o desenvolvimento do sistema.
O sistema será capaz de detectar manchas de óleo, estimar o seu volume e fazer previsões sobre o percurso antes de atingir o litoral brasileiro. Ele também realizará monitoramento de embarcações, o que possibilitará a identificação dos poluidores em águas brasileiras.
O SisMOM é composto por grupos temáticos que desenvolverão algoritmos inteligentes de detecção automática de navios em trânsito e de óleo no mar; modelos de dispersão de óleo no mar; provimento de serviços de supercomputação e armazenagem em disco para atender ao sistema multiusuário; sistema de lançamento rápido de sensores autônomos para a detecção e qualificação de óleo no mar; constelação inteligente de satélites para monitoramento oceânico e provisão de dados para os sistemas Ibama e Marinha do Brasil.
O modelo é inovador, sem precedente no Brasil e estará apto a vigiar a possibilidade de ocorrência, como poluição por óleo - inclusive tomando providências para mitigar o dano ao meio ambiente.
O desenvolvimento do SisMOM é cooperativo, conduzido pelo Ibama, Inpe, Marinha do Brasil, Censipam, Inpo e universidades. O financiamento é do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/MCTI/Finep).
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015