Notícias
Ibama inicia planejamento do Pnapa 2024
Brasília (20/11/2023) - Com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, deu início à formulação do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental de 2024 (Pnapa 2024).
O Pnapa, produzido no âmbito da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro), alinha diretrizes estratégicas, planeja e organiza os meios para a execução das ações de fiscalização ambiental, de prevenção e de combate aos incêndios florestais, e de atendimento às emergências ambientais.
Para Marina Silva, o Pnapa não pode ser visto apenas como um programa de trabalho institucional. "O que temos aqui é um grande investimento para a construção de um modelo novo de desenvolvimento, que preserva suas bases naturais e que cria a prosperidade para gerar emprego, renda, vida digna e, inclusive, negócios fundamentais para setores estratégicos da economia do país", destacou a ministra.
O presidente Rodrigo Agostinho destacou a defasagem do quadro de servidores nas diretorias e nas superintendências do Ibama. Além das reposições de recursos humanos, há muitos serviços que devem ser considerados no planejamento estratégico de 2024.
"Temos bons resultados neste ano. Isso significa que o próximo ano será mais desafiador ainda. Aqui em Brasília trabalhamos muito para a valorização do nosso quadro e para que o trabalho do Ibama seja respeitado. Um concurso público já está autorizado e, em breve, teremos mais servidores em todo o Brasil. Estamos fortalecendo muito a educação ambiental, que é essencial para que a sociedade entenda o seu papel e que, de fato, a fiscalização possa fazer o enfrentamento necessário. O que está em jogo é um patrimônio muito maior, que é a nossa biodiversidade", destacou Rodrigo Agostinho.
Está é a 14ª edição do Pnapa. De acordo com o diretor de Proteção Ambiental (Dipro), Jair Schmitt, os esforços dedicados à definição das estratégias para o próximo ano resumem a conexão consolidada entre os servidores no âmbito do Ibama.
"Este é um processo que sintetiza a união entre todos. Nosso trabalho tem sido intenso. Esse momento estabelece um abraço coletivo, reflete o engajamento da equipe - dos coordenadores aqui na sede, das superintendências, dos fiscais, dos agentes ambientais, dos brigadistas e de todos aqueles que contribuíram enormemente para os resultados positivos deste ano. Temos disposição para encarar os desafios futuros e a certeza de que iremos superá-los", definiu o diretor da Dipro.
Nesta semana, as equipes das áreas de fiscalização ambiental, de prevenção e de combate aos incêndios florestais, e de atendimento às emergências ambientais produzem seus respectivos planejamentos. Dia 24 será apresentado o resultado conjunto para as fiscalizações do ano que vem, com a organização dos recursos orçamentários, os meios e as estratégias.
Além da ministra Marina Silva, do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e do diretor da Dipro, Jair Schmitt, participaram da cerimônia o diretor de Planejamento, Administração e Logística (Diplan), Gustavo Henrique da Silva; a diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo), Lívia Karina Martins; a diretora substituta de Licenciamento Ambiental (Dilic), Claudia Barros; a diretora substituta de Qualidade Ambiental (Diqua), Rosangela Maria Ribeiro Muniz; e a procuradora Federal Especializada (PFE) junto ao Ibama, Karina Marx Macedo.
Homenagem aos servidores
Um grupo de servidores do Ibama foi homenageado durante a cerimônia. Dez servidores receberam certificados de Menção Honrosa do Mérito Funcional. Outros dez foram agraciados com a medalha do Mérito Funcional. Todas as honrarias ocorreram em reconhecimento ao trabalho de agentes ambientais federais no exercício da fiscalização ambiental.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015