Notícias
Ibama fiscaliza descumprimento de embargos em 1.334 hectares de Mata Atlântica em MG
Belo Horizonte (12/05/2023) – O Ibama aplicou R$ 1.406.500,00 em multas de 23 a 28 de abril, durante operação que fiscalizou o descumprimento de embargos em áreas anteriormente desmatadas para introdução de pastagens e plantações de eucalipto na Mata Atlântica. Foram inspecionados 1.334 hectares que já haviam sido embargados pelo Instituto em 15 municípios de Minas Gerais. Agentes ambientais emitiram 33 autos de infração e oito notificações para retirada de gado e de eucaliptos plantados ilegalmente no bioma.
O embargo permite a regeneração da vegetação nativa por meio da paralização de atividades econômicas em áreas desmatadas ilegalmente. O Ibama também apreende e destina bens e produtos relacionados a práticas ilegais.
Equipes de campo percorreram 7.500 km durante as ações de fiscalização e usaram drones para sobrevoar áreas embargadas. Especialistas em geoprocessamento analisaram 49 polígonos com áreas desmatadas na região, que inclui os municípios de Taiobeiras, Ponto dos Volantes, Água Boa, Curral de Dentro, São João do Paraíso, Jequitinhonha, Joaíma, Monte Formoso, Medina, Águas Vermelhas, Berizal, Poté, Ladainha, Novo Cruzeiro e Angelândia.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015