Notícias
Ibama e Mapa fiscalizam agrotóxicos comercializados irregularmente em Goiás
Brasília (12/12/2023) – Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram da Operação Ceres, em Goiás. A ação conjunta com a Polícia Civil de Minas Gerais (PC/MG) teve o objetivo de fiscalizar e apreender agrotóxicos roubados, falsificados e vencidos em comércios e fazendas em Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
A Operação Ceres foi executada entre os dias 4 e 8 de dezembro e foram encontradas 12 toneladas de agrotóxicos irregulares: quatro de agrotóxicos roubados, seis de produtos falsificados e outras duas de vencidos. De acordo com a Superintendência do Ibama em Goiás, a totalização das multas ainda não foi concluída, mas pode alcançar a cifra de R$ 1 milhão.
Servidores do Ibama do Distrito Federal, de São Paulo e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também participaram da operação.
O nome Ceres faz referência à deusa romana das plantas que brotam. Equivale à Deméter, na mitologia grega, em que era vista com um cesto de flores e frutos, um cetro e uma coroa feita de orelhas de trigo. A maior parte dos agrotóxicos são utilizados para o cultivo de grãos, trazendo mais simbolismo ao nome dado à operação.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015