Notícias
Ibama coordena o planejamento de desintrusão em manguezais, em Paranaguá (PR)
Brasília (06/11/2023) - O Ibama está coordenando o planejamento estratégico da retirada de casas construídas irregularmente nas áreas de mangues de Paranaguá (PR). As demolições seguem recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MP/PR) direcionada à prefeitura da cidade, tendo sido criado para essa execução o Grupo Multi-institucional Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (Aifa).
As ações tiveram início em setembro deste ano. Vão continuar com periodicidade mensal e acompanhadas pela Unidade Técnica (UT) do Ibama, em Paranaguá. Foram levantados 23 pontos de ocupação irregulares no local, dois deles já executados pela operação. Mais de 20 imóveis foram identificados como alvos e, por se encontrarem desocupados ou na fase inicial de construção, acabaram demolidos.Em outubro, ocorreu a segunda etapa decorrente da Aifa. A intervenção contou com a presença do MPF, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Instituto Água e Terra (IAT), além de servidores da prefeitura de Paranaguá.
Além de construções desabitadas, esta fase da ação teve como foco aterros instalados na região dos mangues. Foram destruídas cinco casas e uma obra em construção, concentradas na localidade da Vila Guaraituba. Na região foi possível observar inúmeras estacas e cercas para parcelamentos de lotes sobre a área dos manguezais, indicando a iminência de intenção de progresso para futuras invasões.
De acordo com o chefe da Unidade Técnica do Ibama, em Paranaguá, as ações vão ser regulares e sistêmicas, visando resguardar o meio ambiente e este relevante ecossistema.
O Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia e Paranaguá, situado entre São Paulo e Paraná, representa uma das reservas de mangues mais importante do país. Estudos produzidos pelo Curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) revelam, de forma preocupante, uma projeção da destruição que culminará no desaparecimento completo dos mangues em Paranaguá, caso as ocupações não sejam contidas.
A Aifa possui como principal objetivo atuar de forma fiscalizatória e periódica na área de mangues de domínio da União, em Paranaguá (PR). Além do Ibama, compõem o grupo de trabalho integrantes da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do MPF, MP/PR, PF, PRF, IAT, GCM e prefeitura de Paranaguá.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015