Notícias
Família de felinos é registrada por monitoramento de fauna exigido pelo licenciamento ambiental em ferrovia
- Foto: Rumo Logística
Brasília (04/07/2023) - Uma família de onças-pardas (Puma concolor) foi registrada por câmera de monitoramento instalada em passagem de fauna inferior na Malha Central da Ferrovia Norte-Sul, em Porto Nacional (TO), no mês de junho. A mãe e seus três filhotes utilizaram a passagem, exigida pelo licenciamento ambiental do Ibama, para atravessar com segurança a ferrovia.
Passagens como essa foram instaladas ao longo do empreendimento por exigência do Instituto no Licenciamento Ambiental Federal (LAF) em locais que sirvam potencialmente como corredores de deslocamento de animais silvestres. No caso da Ferrovia Norte-Sul, a empresa Rumo Logística é a detentora da Licença de Operação (LO) e responsável pela condicionante relacionada ao monitoramento de fauna em aproximadamente dois mil quilômetros de ferrovia, nos trechos de Estrela d’Oeste (SP) a Santa Helena de Goiás (GO), e de Anápolis (GO) a Porto Nacional.
Predadora no topo de cadeia alimentar, a onça-parda necessita de extensas áreas de vida. “Ainda serão necessárias novas campanhas de monitoramento das passagens e da fauna bioindicadora durante a efetiva operação da ferrovia para se afirmar quais os exatos impactos à espécie na região do empreendimento”, explica a analista ambiental do Ibama Cristiane Lopes.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
Crédito imagem: Rumo Logística