Notícias
Cetas do Ibama em Sergipe recebe usina solar para geração de energia renovável
Aracaju (01/06/2023) - O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Sergipe recebeu, no dia 10 de maio, usina solar para geração de energia renovável. O empreendimento foi financiado pelo Programa de Conversão de Multas.
A nova estrutura irá permitir conciliar as demandas de utilização de energia pelo uso de equipamentos veterinários e ferramentas elétricas, também recebidos pelo Programa, e de redução de gastos com energia elétrica - uma das metas institucionais da Divisão de Administração e Finanças (Diafi) de Sergipe. A geração própria de energia possibilitará a utilização adequada desses equipamentos, qualificando o processo de reabilitação dos animais.
Vale ressaltar que os Cetas recebem animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou de apreensões realizadas em fiscalizações do Instituto. Após acolhimento e tratamento veterinário, os animais que apresentam condições de voltar à natureza retornam à vida livre por meio de soltura ou são encaminhamentos para empreendimentos de fauna autorizados.
O Cetas de Sergipe recebe, em média, mil animais por ano, especialmente passeriformes, psitacídeos, aves de rapina e répteis.
O superintendente substituto de Sergipe, Fábio Eder Melo de Souza, ressalta que "além de promover serviços ambientais, a modalidade direta de conversão de multas incentiva a mudança de comportamento do infrator com o seu engajamento na agenda ambiental e facilita, ainda, o cumprimento do dever de pagamento".
Conversão de Multas
A Conversão de Multas é a permissão que se dá ao autuado para que ele converta o dever de pagar uma multa ambiental na obrigação de prestar um serviço ambiental. O método é a substituição de multa simples por serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente. Nem toda a autuação é convertida em serviços, apenas multas simples.
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015