Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
- Foto: Polícia Federal
Rio Branco (15/04/2021) - Uma ação coordenada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) impediu o tráfico internacional de flora nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção. Em parceria com a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente Patrimônio Histórico (Delemaph) da Polícia Federal do Acre foram apreendidos 28 filodendron raros no Aeroporto Internacional de Rio Branco (AC).
Informações levantadas pelo Ibama apontaram a possível comercialização ilegal de vegetação nativa ameaçada de extinção por um brasileiro na Bolívia. Coordenadamente, a Delegacia da Polícia Federal de Corumbá apurou o dia e hora em que o suspeito, vindo do estado do Espírito Santo, chegaria no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Ao desembarcar, o passageiro foi abordado e teve sua bagagem vistoriada pela Polícia Federal que encontrou as plantas.
A espécie dos exemplares apreendidos foi identificada como Philodendron spiritus-sancti, planta endêmica que só existe naturalmente em áreas de Mata Atlântica no estado do Espírito Santo. Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora indicam que a quantidade de indivíduos dessa espécie na natureza é muito baixa e plantas jovens são difíceis de serem encontradas.
Sendo raro, esse tipo de filodendron tem sido procurado por muitos colecionadores de plantas ornamentais. Cada espécime custa até R$ 18.000,00 no mercado ilegal. A escassez de indivíduos, aliado a seu alto valor agregado e à coleta indiscriminada na natureza, podem contribuir diretamente para a sua extinção em ambiente natural.
O infrator responderá por crime ambiental pelo transporte de produto vegetal sem licença do órgão ambiental competente, conforme art. 46 da Lei de Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/98), que prevê pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa; e por infração administrativa, com autuação no valor de até R$ 8.400,00.
Comunique a prática de ilícitos ambientais!
Ligue para o 0800 061 8080 ou acesse o Linha Verde no site do Ibama para outras opções de atendimento.
Assessoria de Comunicação do Ibama