Notícias
Ibama resgata aves mantidas ilegalmente em cativeiro
- Foto: Ibama
Belo Horizonte (26/08/2021) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou 85 aves silvestres de cativeiros ilegais nas regiões do Vale do Jequitinhonha e do noroeste de Minas Gerais (MG). As ações foram realizadas pela Superintendência do Ibama no estado (Supes/MG) e ocorreram entre os dias 8 e 19 de agosto com o apoio dos Batalhões da Polícia Militar Ambiental (PM/MG) de Unaí, de Minas Novas e de Capelinha.
Os agentes ambientais vistoriaram 24 residências onde animais de espécies como trinca-ferro (Saltator similis), coleirinha (Sporophila caerulescens), corrupião (Icterus jamacaii), golinho (Sporophila albogularis) e periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus) foram encontrados.
Foram lavrados, até o momento, oito autos de infração que totalizaram 118 mil reais em multas, atendendo o disposto no artigo 24 do Decreto nº 6514/2008 que trata das infrações e sanções administrativas contra o meio ambiente.
Durante a atividade, a PM também realizou o resgate de um mocho-diabo (Asio stygius) e de um filhote de sussuarana (Puma concolor). Todos os animais foram levados para unidade do Ibama em Montes Claros (MG) para avaliação, triagem e possível encaminhamento para Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas) .
Saiba como possuir um animal silvestre legalmente
Para possuir um animal silvestre legalmente é preciso que ele seja adquirido de criadouro autorizado pelo órgão estadual de Meio Ambiente. No ato da compra, o local deve fornecer nota fiscal e o certificado de origem do animal, que deve portar em seu corpo anilha ou microchip de identificação.
Qualquer outra forma de aquisição é crime passível de multa de até R$ 5.000,00 por espécime, além de pena de detenção de 6 meses a 1 ano, conforme Lei de Crimes Ambientais. No entanto, a legislação isenta de qualquer punição quem realizar entrega voluntária. Para isso, basta levar o animal sem comprovação de origem legal a um Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama ou de outro órgão ou entidade ambiental.
Superintendência do Ibama em Minas Gerais
Assessoria de Comunicação do Ibama