Notícias
Ibama realiza ação de combate à criação ilegal de aves silvestres
Fortaleza (30/11/2021) – Mais uma vitória para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ação realizada no município de Tianguá, no estado do Ceará, resgatou de cativeiro clandestino 27 pássaros nativos, sendo que dois deles estão em extinção: um pintassilgo-do-nordeste e uma cambacica, conhecido popularmente como sibite. A atividade fiscalizatória ocorreu em uma residência na Serra de Ipiapaba, no dia 18 de novembro.
Após catalogados, os animais foram considerados aptos para a vida livre, sendo soltos na Serra da Meruoca - parte de seu hábitat natural. O proprietário do local foi multado em R$ 22.500,00 por infração qualificada - prevista no artigo 24, incisos I, II e III do Decreto n° 6514/2008 .
A investigação ocorreu a partir do recebimento de denúncia anônima. As denúncias de crimes ambientais são importantes ferramentas de participação da sociedade na defesa da fauna e flora silvestre. Os interessados em colaborar podem procurar uma das unidades do Ibama ou entrar em contato pelo Linha Verde : Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR) e 0800 061 8080 (com ligação gratuita).
Superintendência do Ibama no Ceará
Assessoria de Comunicação do Ibama