Notícias
Ibama identifica criação ilegal de javaporcos em Minas Gerais
Belo Horizonte (09/09/2021) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em ação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), identificou uma criação ilegal de javalis e javaporcos e um laticínio sem registro no órgão de defesa sanitária que fabricava produtos derivados de leite de búfalas. Também foram encontrados indícios de abate clandestino na propriedade para venda no comércio local.
O laticínio foi interditado e cerca de 300 Kg de produtos lácteos e 50 quilos de carne de suídeos foram apreendidos e destruídos pelo IMA. Os 32 javalis e javaporcos que estavam sendo criados de maneira semiextensiva na propriedade, com alto risco de fuga foram apreendidos. O proprietário foi notificado a realizar o abate sanitário, de acordo com as orientações do IMA.
A ação foi realizada na região do Parque Nacional da Serra do Cipó e da APA Morro da Pedreira, a 143 km de Belo Horizonte (MG), e aconteceu entre os dias 3 e 9 de setembro. A Operação, chamada de Aruana Independência, tinha como objetivo orientar turistas e residentes sobre os regramentos da unidade de conservação, em especial sobre a proibição de acessar o Parque em motocicletas, carros ou em animais de montaria.
A APA Morro da Pedreira é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável que circunda todo o Parque Nacional da Serra do Cipó e possui diferentes zonas de ordenamento e uso. A Operação Aruana teve foco prioritário na Zona de Vida Silvestre, em que é necessária autorização do ICMBio para qualquer intervenção pretendida.
Assessoria de Comunicação do Ibama