Notícias
Ibama deflagra Operação Guaraci no estado do Pará
Brasília (19/11/2021) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou, nos dias 17 e 18 de novembro, da Operação Guaraci. A ideia é reprimir a extração ilegal de ouro e manganês na faixa de servidão da linha de transmissão Xingu/Estreito e, também, em instalações associadas no estado do Pará.
Atividades como essas, de característica ilícita, têm alto potencial poluidor. Vários cursos hídricos podem ser atingidos pela degradação - incluindo o Rio Novo, afluente do Rio Itacaiúnas, que é um dos principais afluentes do Rio Tocantins. Além disso, também são capazes de afetar diretamente a estrutura das bases das torres de transmissão que ligam a hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, ao Sudeste do país – ocasionando, assim, um desabastecimento de energia elétrica para diversos Estados do Brasil.
A operação contou com a participação da Polícia Federal (PF), da Agência Nacional de Mineração (ANM), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e o gabinete da Vice-Presidência da República. Como resultado, foram desaproveitados diversos equipamentos utilizados nos crimes ambientais, com o intuito de descapitalizar e desestimular o cometimento das infrações.
Assessoria de Comunicação do Ibama