Notícias
Ibama capacita mulheres indígenas para combater incêndios florestais
Brasília (26/08/2021) - Nesta semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concluiu a formação de brigada voluntária para 29 mulheres indígenas da etnia Xerente, em Tocantínia (TO). O curso foi realizado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) em parceria com a Associação dos Brigadistas Akwe de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Abix), o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
O povo Xerente já conta com brigada especializada, mas é a primeira vez que o treinamento é voltado exclusivamente para mulheres indígenas. A capacitação envolve conceitos de educação ambiental, comportamento do fogo, organização, segurança, equipamentos de proteção, uso e manutenção de ferramentas, técnicas de queima controlada e mobilização.
Foram formadas uma chefe de brigada, quatro chefes de esquadrão e 24 brigadistas. Além de realizar ações educativas junto à comunidade, a nova equipe também irá reforçar o quadro de brigadistas na terra indígena, que antes contava com 22 e agora totaliza 51. A região registra significativos focos de calor no Estado e a situação é ainda mais grave durante o período da seca.
Com a formação de mais uma equipe de brigadistas, especialmente das mulheres indígenas Xerentes, é possível que os focos de calor sejam monitorados com mais frequência e ocorram em pequenas proporções, de mais fácil controle, impedindo que o fogo se desenvolva e aumente os impactos ambientais.
O Prevfogo também possui outros 30 brigadistas Xerentes que realizam ações de prevenção e combate nacional, abrangendo diversas regiões do país além da terra indígena localizada em Tocantínia/TO.
Assessoria de Comunicação do Ibama