Porto Alegre (22/02/2021) - Uma operação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e órgãos estaduais do Rio Grande do Sul apreendeu 34.984 kg de pescados. Batizada de Operação Decapoda, em referência às espécies de camarão existentes no sul do país, a ação teve início no dia 10 de fevereiro e seguiu até o dia 15 com o objetivo de coibir a pesca e o transporte de camarão rosa capturado de forma irregular durante a safra na Lagoa dos Patos – RS.
Ao todo, os fiscais contabilizaram 27.514 kg de camarão e 7.470 kg de peixes e lavraram 17 autos de infração, totalizando R$ 1.100.000,00 em multas. Os embargos aconteceram em três rodovias - BR 116, BR 392 e BR 101 -, de oito municípios: Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Capivari do Sul, Balneário Pinhal, Mostardas, São José do Norte e Tavares.
Além do pescado, foram apreendidos 11 veículos, uma embarcação, 212 caixas de acondicionamento de pescado, quatro redes de arrasto, seis portas (pranchas) e 1 berimbau.
A Operação Decapoda teve como principal foco o combate a ação predatória de pesca com rede de arrasto de portas, uma atividade conhecidamente nociva para a fauna marinha, pois ocasiona a suspensão de sedimentos e o desequilíbrio do ecossistema causado pela remoção de espécies e a alteração da biodiversidade.
A ação ainda contará com outras fases de fiscalização durante o período de safra do camarão, que vai até o fim de maio.
Destino social
Do conteúdo apreendido, 11.380 kg de pescados foram doados ao Programa SESC Mesa Brasil e 20.854 kg de pescados foram depositadas com os infratores como fiéis depositários. Além disso, 2.750 kg foram condenados pela vigilância sanitária, por estarem sendo transportados sem refrigeração adequada, e foram destruídos.
Assessoria de Comunicação do Ibama