Notícias
Ibama apreende 32 quilos de agrotóxicos ilegais em Campinas
- Foto: Ibama
São Paulo (04/08/2021) - Operação realizada nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal (PF), com apoio da Guarda Civil Municipal de Campinas (SP), resultou na apreensão de 32 quilos de agrotóxicos contrabandeados que estavam sendo transportados sem registro em Campinas (SP).
Após denúncia, foram encontrados 7 tipos de produtos com 6 formulações diferentes que seriam utilizados em culturas de tomate, pepino, abobrinha, entre outros. Os responsáveis pela carga foram conduzidos à delegacia da PF na região para adoção de medidas no âmbito criminal. O Ibama aplicou uma multa no valor de R$ 20,5 mil por transporte de produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas.
As investigações seguirão com objetivo de identificar as rotas de contrabando e outros consumidores. A importação de agrotóxicos é regulamentada pela Lei nº 7.802 de 11/07/1989 e pelo Decreto Federal nº 4.074/2002. Os registros precisam ser feitos no Ibama, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Assessoria de Comunicação do Ibama