Notícias
Cetas/GO recebe 298 pássaros resgatados do tráfico de animais silvestres
- Foto: Ibama Cetas/GO
Goiânia (16/04/2021) - O Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Goiás recebeu nessa quinta-feira (15) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) 298 aves nativas resgatadas do tráfico de animais silvestres.
Dos animais apreendidos, 176 pássaros-pretos ( Gnorimopsar chopi ) e 122 canários-da-terra ( Sicalis flaveola ), a maioria foi encaminhada para soltura imediata em áreas cadastradas no Projeto Asas .
Algumas aves permanecerão no Cetas para tratamento antes que sejam reintegradas à natureza; 41 pássaros-pretos ainda possuem visgo nas penas e perderam a capacidade de voo.
Os infratores serão autuados pelo Ibama por transporte ilegal de animais silvestres e maus-tratos.
Os animais estavam sendo levados dentro de sacos de batata e transportadores lotados, locais fechados e anti-higiênicos que impediam a respiração adequada e o movimento. Além disso, os infratores utilizaram visgo na captura das aves, que é um tipo de cola colocada dentro de armadilhas para prender pássaros. O uso desse tipo de petrecho é comumente responsável por lesões em penas (foto) e asas além de ser causador de estresse intenso.
A ação da PRF ocorreu no município de Hidrolândia/GO.
Assessoria de Comunicação do Ibama