Notícias
COP 14: Ibama apresenta ações para proteção de polinizadores contra efeitos nocivos de agrotóxicos
Brasília (27/11/2018) – O Ibama participa até quinta-feira (29/11) da 14ª Conferência das Partes (COP) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas, realizada em Sharm El Sheikh, no Egito. Na mesa de discussão “O Poder dos Polinizadores na Transformação da Agricultura”, o analista ambiental Carlos Tonelli apresentou ações que o Instituto desenvolveu nos últimos anos para a proteção de polinizadores contra os efeitos nocivos do uso de agrotóxicos na lavoura:
• A publicação da Instrução Normativa nº 02/2017.
• O Manual de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxicos para Abelhas.
• A Seleção de Espécies de Abelhas Nativas para Avaliação de Risco de Agrotóxicos.
• A Chamada CNPQ/MCTIC/Ibama/Associação Abelha Nº 32/2017, para apresentação de projetos de pesquisa que promovam desenvolvimento científico, tecnológico e inovação na área de insetos polinizadores.
A COP é o principal órgão da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas. Os países signatários reúnem-se a cada dois anos para firmar pactos e analisar o andamento das metas estabelecidas.
No Segmento de Alto Nível da Conferência, realizado nos dias 14 e 15 de novembro, o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, defendeu a importância de investimentos em pesquisa, desenvolvimento de tecnologias limpas e o uso reduzido de recursos não renováveis em processos produtivos.
A delegação brasileira segue na conferência acompanhando temas de interesse do país, como acesso a recursos genéticos e repartição de benefícios, biossegurança, grandes áreas marinhas protegidas, espécies ameaçadas de extinção e planejamento territorial.
Mais informações:
• IN n° 2/2017
• Manual de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxicos para Abelhas
• Seleção de Espécies de Abelhas Nativas para Avaliação de Risco de Agrotóxicos
• Chamada CNPQ/MCTIC/Ibama/Associação Abelha Nº 32/2017
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
061 3316 1015