Notícias
Ibama realiza Reunião Pública online sobre atividade de Pesquisa Sísmica na Bacia Sedimentar de Pelotas
Brasília (04/12/2024) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que será realizada, no dia 9 de dezembro, às 14 horas, Reunião Pública online sobre o projeto "Pesquisa Sísmica Marítima 3D, não-exclusiva, na Bacia Sedimentar de Pelotas", que abrange a margem continental do Rio Grande do Sul e de parte de Santa Catarina.
A reunião se destina discutir os principais impactos socioambientais da atividade e suas medidas mitigadoras, além de receber manifestações e esclarecer dúvidas da população quanto ao empreendimento. A partir desse diálogo, o Ibama busca reforçar seu compromisso com a transparência e a participação pública no processo de licenciamento com vistas a encontrar caminhos para reduzir os conflitos e impactos socioambientais provocados pelas atividades licenciadas.
As pesquisas sísmicas marítimas compõe a primeira etapa no licenciamento ambiental das atividades do setor de óleo e gás, consistindo na procura de reservatórios que possam conter petróleo para serem futuramente explorados.
Sobre o projeto
Com Licença de Pesquisa Sísmica (LPS) emitida pelo Ibama (nº 154/2022), o empreendimento teve sua primeira etapa realizada de maio até agosto de 2024. Atualmente, a atividade está paralisada enquanto o pedido de renovação da LPS é analisado pelo Instituto. A Searcher Geodata do Brasil LTDA, empresa responsável pelo projeto, pretende reiniciar a prospecção em 2025.
Serviço
Reunião Pública sobre atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D, Não-Exclusiva, na Bacia Sedimentar de Pelotas
- Data e horário: 09/12/2024, às 14h (horário de Brasília);
- Cadastramento pelo e-mail: comunica@navocean.com.br;
- Cadastramento por Whatsapp: (21) 97059-9539.
Diretoria de Licenciamento Ambiental
Assessoria de Comunicação do Ibama