Notícias
Nota de esclarecimento sobre operação em Apuí (AM)
Brasília (DF) - Diante da repercussão das fake news que vêm alcançando a grande imprensa sobre suposta negativa de socorro ao servidor do Ibama pela Diretoria de Proteção Ambiental desta Autarquia, esclarece-se:
A operação deflagrada em de Apuí/AM, no contexto da GLO, conta com o apoio do Exército Brasileiro, tendo sido disponibilizado aos agentes do Ibama acampamento com alojamento, alimentação, segurança, enfermeiro, médico de sobreaviso e ambulância.
A hospedagem do servidor em hotel, assim, ocorreu por exclusiva responsabilidade do agente de fiscalização, tendo em vista que o uso do acampamento estava previamente planejado.
Como é de amplo conhecimento público, as recomendações das autoridades de saúde propõem o isolamento social para cumprimento de quarentena e o acompanhamento médico como providências imediatas.
O emprego de aeronave para extração de pessoal por motivo médico obedece a critérios e não pode ser tratado de maneira imprudente, colocando em risco o piloto e demais usuários.
O deslocamento de qualquer servidor sob cuidado médico depende, portando, da avaliação da gravidade do quadro, que deve ser determinada tão somente pelo profissional de saúde.
Mesmo tendo apresentado alguns dos sintomas de COVID-19, o servidor permaneceu mais de três dias sem realizar a devida testagem, ainda que orientado. De acordo com o protocolo padrão de prevenção, não é recomedado autorizar qualquer deslocamento sem a realização de testagem justamente para evitar a exposição da população à transmissão do Covid-19.
Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro)