Sobre o Pantanal e o monitoramento dos incêndios florestais
Plano de ação para o manejo integrado do fogo no bioma Pantanal | Sobre o Plano | Manejo integrado do fogo | Sobre o Pantanal e o monitoramento
Sobre o Pantanal
O bioma Pantanal, embora de dimensão relativamente pequena em relação ao país, ocupa 1,8% do território nacional, têm uma grande importância por sua biodiversidade. O bioma abrange parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e é reconhecido como a maior planície de inundação contínua do Planeta Terra, o que constitui o principal fator para a sua diferenciação em relação aos demais biomas.
As tipologias de vegetação do Cerrado são predominantes nesse bioma, ocorrendo também vegetação semelhante à caatinga e pequenas áreas com florestas. Entretanto, o bioma Pantanal reúne representantes de quase toda a fauna brasileira e, durante o período de inundação, parte dessa fauna se refugia nas áreas mais altas, retornando quando baixam as águas.
O Pantanal apresenta rica biodiversidade, inclusive com muitas espécies endêmicas e ameaçadas. Em relação às espécies da fauna sobre as quais se conhece o estado de conservação, das 1.236 espécies que avaliadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio (2018), 36 espécies, ou seja, 2,91% do total, encontram-se em alguma categoria de ameaça de extinção (categorias Extintas na Natureza (EW), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU)). Das espécies da flora, 1.682 espécies de plantas são encontradas no bioma, sendo que das 167 espécies sobre as quais se sabe o estado de conservação, 24 se encontram ameaçadas de extinção, ou seja, 14,37% (BFG, 2021).
Assim como a fauna e flora da região são admiráveis, há de se destacar a rica presença de comunidades tradicionais, como as indígenas, quilombolas, os coletores de iscas ao longo do Rio Paraguai, comunidade Amolar e Paraguai Mirim, dentre outras. No decorrer dos anos essas comunidades influenciaram diretamente na formação cultural da população pantaneira.
Monitoramento dos Incêndios florestais no Pantanal
O monitoramento é fundamental para o trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais, assim no âmbito do Plano de Ação do Pantanal, prevê-se a o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão e informações sobre incêndios florestais. Assim será possível acessar de maneira rápida e integrada dados como: mapas com histórico de focos de calor, monitoramento diário de área queimada em tempo quase real, previsão de perigo meteorológico e monitoramento mensal de área queimada.