Plano de ação para o manejo integrado do fogo no bioma Pantanal
Plano de ação para o manejo integrado do fogo no bioma Pantanal | Sobre o Plano | Manejo integrado do fogo | Sobre o Pantanal e o monitoramento
O Plano de ação para o manejo integrado do fogo no bioma Pantanal foi lançado em 18 de abril com o intuito reduzir as queimadas na maior planície alagada do mundo e, consequentemente, conter emissões de carbono para a atmosfera e proteger a biodiversidade da região.
O documento foi elaborado pela equipe do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A partir de levantamento técnico do contexto climático, de informações de geoprocessamento, como informações sobre acúmulo de material combustível, o documento aponta áreas de risco para ocorrência de incêndios florestais em 2023 e propõe ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios a serem realizadas de forma integrada por entidades governamentais, terceiro setor e sociedade civil.
Nesse sentido, o plano prevê a capacitação de técnicos e gestores dos órgãos estaduais de meio ambiente para realização de queimas prescritas, a formação de brigadas, a realização de campanhas e atividades de comunicação e educação ambiental, o monitoramento das queimadas por sensoriamento remoto, a preparação de aceiros, a ampliação do contingente de investigadores para realização de perícias, dentre outras ações.
No âmbito do Plano, o Ibama contratou 171 brigadistas e o ICMBio, 85 brigadistas, que irão atuar na prevenção e no combate aos incêndios diretamente no bioma. O Prevfogo/Ibama conta com 9 brigadas Pronto Emprego espalhadas pelo país, que podem apoiar nos combates na região. Além disso, serão realizados investimentos para melhorar a estrutura operacional, aquisição de equipamentos e ferramentas, dentre outros.
A iniciativa será um piloto, cuja expectativa é que seja replicada no demais biomas brasileiros, agindo de forma localizada e respeitando as peculiaridades de cada localidade, sobretudo no que se refere ao uso do fogo e às questões ecológicas associadas.
Acesse o Plano de ação para o manejo integrado do fogo no bioma Pantanal na íntegra (PDF, 2,68 MB)