Capacitações
- Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar servidores de Forças Armadas, Instituições Governamentais, membros de ONGs ou funcionários de Empresas Privadas interessados em compor Brigadas para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.
Carga Horária: 40 horas.
Conteúdo: Apresentação do Prevfogo e do Programa de Brigadas, Segurança no Trabalho, Comportamento do Fogo, Equipamentos e Ferramentas, Combate Terrestre, Combate Aéreo, Organização para Combate e Noções de SCI, Alternativas ao Uso do Fogo, Práticas de Campo.
Nº de pessoas por turma: 30.
- Curso de Formação de Instrutores de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e de Queima Controlada e Alternativas ao Uso do Fogo.
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar técnicos de organizações que atuam com meio ambiente e com o tema de incêndios florestais para ministrar o curso de formação de brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais e curso de queima controlada e alternativas ao uso do fogo.
Carga Horária: 18 dias.Conteúdo: Efeitos do Fogo sobre o Meio Ambiente; Processo Ensino-Aprendizagem e Técnicas Instrucionais; TAF+THUFA; O Curso de Formação de Brigada – TAF e THUFA – SISCAB – Funções dos Instrutores;Funções da Organização para o Combate;Dinâmica de Montagem de Acampamento; Sistemas de Detecção e Monitoramento – Sistemas de Comunicação – Prática de Rádio HT;Uso de GPS – Elaboração de ROI e SISFOGO; Comportamento do Fogo; Observação do Comportamento do Fogo em campo;Noções de Meteorologia; EPI, Ferramentas, Equipamentos e Meios de Transporte Utilizados na Prevenção e Combate de Incêndios Florestais; Legislação Aplicada ao Tema Fogo; Combate Terrestre aos Incêndios Florestais; Combate Aéreo aos Incêndios Florestais; Planejamento para Prevenção e Combate; Acionamento – Prioridades no Combate a Incêndios Florestais – Sistema de Comando de Incidentes; Queima Controlada e Práticas de Campo; Educação Ambiental; Noções de Primeiros Socorros; Criando Situações Reais de Combate a Incêndios Florestais; Uso e Manutenção de Motobombas e Roçadeiras; Avaliação Teórica.
Nº de pessoas por turma: 30.
- Curso de Gestão de Brigada do Prevfogo
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar os chefes de brigada, de esquadrão e gerentes estaduais das Brigadas do Prevfogo em normas, procedimentos e sistemas para melhoria da gestão e administração das brigadas contratadas pelo Prevfogo-Ibama.
Carga Horária: 24 horas.
Conteúdo: Administração de Brigadas, Segurança no Trabalho, Comportamento do Fogo, Monitoramento, Sisfogo, Preenchimento do ROI, Operação de GPS/Trackmaker/Google Earth, Legislação Aplicada ao Tema Fogo, Chefia e Liderança, Planejamento e Organização, Alternativas ao Uso do Fogo.
Nº de pessoas por turma: 25.
- Curso de Investigação de Incêndios Florestais
Objetivo e Público-Alvo: Preparar o corpo técnico do Ibama e outras Instituições que atuam na temática de incêndios florestais (ICMBio, Oemas, Corpos de Bombeiros, Polícia Federal) para identificar em campo elementos e indícios para investigar e determinar as causas de incêndios florestais e redigir laudos para subsidiar a elaboração de autos de infração ambientais.
Carga Horária: 44 horas.Conteúdo: Comportamento dos Incêndios Florestais, Características dos Combustíveis Florestais, Combustão, Transmissão de Calor, Propagação dos Incêndios Florestais, Investigação de Incêndios, Processos de Investigação, Aplicação do Método das Evidências Físicas, Busca da Zona de Confusão, Classificação da Causa através das Tabelas de Indicadores de Ignição, Instruções para Brigadas de Combate a Incêndio Florestal, Laudo Pericial.
Nº de pessoas por turma: 40. - Curso de Metodologias Participativas
Objetivo e Público-Alvo: Aperfeiçoar as competências em metodologias participativas dos parceiros envolvidos no contexto de prevenção e combate aos incêndios florestais.
Carga Horária: 40 horas.
Conteúdo:
1. Planejamento e Gestão na temática de controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais.
2. Participação Social e Metodologias Participativas.
3. Facilitador, relator e apoio – Conhecimentos, habilidades e atitudes.
4. O uso de Dinâmicas em Oficinas.
5. Técnicas: tomada de decisão.
6. Ferramentas:Linha lógica de análise de situação e planejamento: Diagrama de Venn
FOFA
Árvore de Problemas
Árvores de Objetivos
Marco Lógico: Matriz de Planejamento
Plano de Ação
Matriz de Cooperação Interinstitucional7. Gestão de Conflitos: Conceitos e abordagens e Matriz de gerenciamento de conflitos
Nº de pessoas por turma: 20. - Curso de Queima Controlada e Alternativas ao Uso do Fogo
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar produtores rurais e extensionistas técnicos rurais nas técnicas de queima controlada.
Carga Horária: 20 horas.Conteúdo: Introdução (Uso do fogo na comunidade; Problemas relacionados ao uso do fogo no local; Estrutura do curso, do prevfogo e parceiros). Técnicas Alternativas ao Uso do Fogo (Aquecimento global e mudanças climáticas; Perda da fertilidade do solo (nutrientes e erosão); Danos à fauna e flora; Técnicas e experiências (adequadas para a realidade local); Mapa das instituições potencialmente parceiras). Legislação. Técnicas de queima controlada (Fatores de comportamento do fogo e técnicas de combate; Segurança na Queima Controlada; Equipamentos e ferramentas; Pessoal; Tipos de Queima; Plano de Queima).
Nº de pessoas por turma: 30.
- Curso de Sistema de Comando de Incidentes (básico)
Objetivo e Público-Alvo: Familiarizar o corpo técnico do Ibama e outras Instituições que atuam na temática de incêndios florestais (ICMBio, Oemas, Corpos de Bombeiros, Polícia Federal) com os princípios, procedimentos e protocolos da ferramenta.
Carga Horária: 24 horas.
Conteúdo: Histórico, Princípios e Funções, Gerência de Recursos, Instalações, Estrutura do SCI, Formulários, Situação, Exercício Prático em Sala de Aula, Exercício Prático Simulado em Campo.
Nº de pessoas por turma: 30.
Instrutores: Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal.
- Curso de Sistema de Comando de Incidentes (intermediário)
Objetivo e Público-Alvo: Aprofundar o conhecimento do corpo técnico do Ibama e outras Instituições que atuam na temática de incêndios florestais (ICMBio, Oemas, Corpos de Bombeiros, Polícia Federal) a respeito dos princípios, procedimentos e protocolos da ferramenta.
Carga Horária: 40 horas.
Conteúdo: Histórico, Princípios e Funções, Gerência de Recursos, Instalações, Estrutura do SCI, Transição a Fase de Gerência, Formulários, Situação, Planejamento Operacional, Exercício Prático em Sala de Aula, Exercício Prático Simulado em Campo.
Nº de pessoas por turma: 30.
Instrutores: Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal.
- Curso para professores
Objetivo e Público-Alvo: Promover a formação de professores do ensino fundamental e médio sobre a temática do fogo na vegetação e suas implicações sistêmicas.
Carga Horária: 30 horas.
Conteúdo: Principais causas das queimadas e dos incêndios florestais (Q&IF); principais conseqüências das Q&IF para a sociedade (saúde e economia); principais conseqüências das Q&IF para os ecossistemas (atmosfera, clima, solo, água, flora e fauna (biodiversidade), regulação ecossistêmica (serviços ecossistêmicos); agravamento dos cenários da mudança climática devido às queimadas e incêndios florestais; alternativas de produção agrícolas sem o uso do fogo; sugestões de atividades de educação ambiental nas comunidades e escolas rurais.
Nº de pessoas por turma: 50.
- Cursos sobre utilização dos módulos do Sisfogo
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar representantes de instituições envolvidas com a prevenção e combate aos incêndios florestais na correta utilização dos módulos do Sistema Nacional de Informações sobre Fogo - Sisfogo.
Carga Horária: 8 horas.Conteúdo: Apresentação do Sistema Nacional de Informações sobre Fogo - Sisfogo e suas funcionalidades, preenchimento dos formulários de ROI e Queima Controlada. Realização de consultas com geração de relatórios.
Nº de pessoas por turma: 30.
- Mini-Curso: Mudanças Climáticas Globais, Queimadas e Incêndios Florestais
O NCEA identificou uma carência premente e absoluta de informações e formação sobre a temática das queimadas e incêndios florestais na educação formal, no Brasil.
A promoção desse Mini-Curso traduz-se como uma contribuição à difusão da temática no meio escolar e comunitário.
Com uma carga horária e conteúdos variáveis – a depender do público-alvo e do seu perfil sócio-ambiental – e apoiado pelos recursos formacionais acima descritos (itens 1 a 7), trata das contribuições do uso do fogo na vegetação ao agravamento dos cenários e desafios das mudanças climáticas.
O curso é centrado em atividades práticas e busca estimular o exame crítico e auto-crítico da situação polissêmica configurada pela complexidade e multi-conectividades dos desafios das mudanças climáticas para a sociedade.
- Oficina para Brigadas
Objetivo e Público-Alvo: Capacitar brigadistas, representantes das secretarias estaduais e lideranças comunitárias sobre o tema Incêndios Florestais.
Carga Horária: 16 horas.Conteúdo: Cenários e desafios sócio-ambientais/mudanças climáticas globais; Principais causas das queimadas e dos incêndios florestais (Q&IF); Principais conseqüências das Q&IF para a sociedade (saúde e economia); Principais conseqüências das Q&IF para os ecossistemas (atmosfera, clima, solo, água, flora e fauna (biodiversidade), regulação ecossistêmica (serviços ecossistêmicos; Alternativas de produção agrícolas sem o uso do fogo; Sugestões de atividades nas comunidades e escolas rurais.
Nº de pessoas por turma: 40.