Modelo de negócios
O modelo de negócios do Ibama transforma seu capital em atividades de proteção ativa do meio ambiente, bem como com o uso racional e inteligente dos recursos naturais. Os dados na figura a seguir demonstram como o Instituto consegue cumprir seus objetivos e gerar valor em longo prazo.
A Cadeia de Valor é uma ferramenta que representa um modelo estratégico que nos permite ter uma visão mais ampla sobre os processos e, no futuro, aplicar em melhorias em pontos específicos.
Atualmente, o Ibama não possui uma Cadeia de Valor formalmente definida. Contudo, apresenta um esboço do que se deseja alcançar, elaborado a partir do Regimento Interno, do Planejamento Estratégico e da Carta de Serviços. Para realizar essas atividades, o instituto segue as normas jurídicas, recomendações, determinações, estudos, demandas administrativas e solicitações diversas do Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário, órgãos de controle, organizações do Terceiro Setor, organismos internacionais, pessoas jurídicas e a própria sociedade, buscando a promoção e o aprimoramento da regulação ambiental, ampliação a efetividade do controle ambiental e provimento de dados e informações ambientais.
Internamente, a Autarquia consegue, por meio de normas por ela instituídas, recomendações, determinações, requerimentos, estudos, demandas administrativas e solicitações diversas, prover dados e informações ambientais, promover e aprimorar a regulação da área ambiental, ampliar a efetividade do controle ambiental e promover o licenciamento como mecanismo de desenvolvimento sustentável do País.
Os serviços do Ibama alcançam órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, organizações do Terceiro Setor, pesquisadores, professores e instituições de ensino, pessoas jurídicas e sociedade em geral. Assim, está cada vez mais perto de alcançar os objetivos almejados: qualidade ambiental garantida, meio ambiente protegido e uso sustentável dos recursos naturais.
Cadeia de valor integrada (PDF, 115KB)