Serviço Social
Publicado em
30/04/2021 00h06
Atualizado em
14/08/2023 11h20
Competências
- Acompanhar o usuário e sua família, para a otimização do tratamento de saúde.
- Auxiliar os usuários e familiares no processo de internação e alta hospitalar.
- Mediar conflitos familiares que interfiram no processo saúde-doença, facilitando a identificação de estratégias para o seu enfrentamento.
- Orientar no que diz respeito ao acesso a direitos humanos e sociais quando estes estiverem negligenciados.
- Orientar e encaminhar usuários de drogas ilícitas, álcool e tabaco e pessoas com sofrimento psíquico para o devido tratamento, de acordo com os recursos disponíveis.
- Facilitar o acesso a informações de diagnóstico e tratamento.
- Realizar estudo socioeconômico dos usuários e familiares.
- Elaborar instrumentais, relatórios e pareceres técnicos.
- Participar das Comissões Técnicas da Instituição.
- Promover contatos, encaminhamentos e parcerias com instituições sociais e de saúde da comunidade.
- Comunicar autoridades competentes em caso de suspeita ou confirmação de desrespeito aos direitos da criança, do adolescente, da mulher, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência.
- Realizar visitas domiciliares e institucionais quando necessário.
- Fomentar atividades de educação em saúde.
Localização
- No Ambulatório, Ala B.
Atividades/Providências
- Prioridade de atendimento: pacientes internados, pessoas em vulnerabilidade ou risco biopsicossocial, idosos, criança ou adolescente, pessoas portadoras de necessidades especiais, e gestantes.
Horários de Atendimento/Telefone/E-mail
- Segunda a sexta-feira: das 07:00 h às 19:00 h.
- Telefones: 3966-2315.
- E-mail: social@hfa.mil.br
- Aconselhamento e Orientação Social.
- Articulação, tais como contatos com os demais profissionais, instituições e familiares dos pacientes.
- Assessoria Técnica.
- Atendimento Social.
- Parecer Social.
- Elaboração de Relatório Social.
- Encaminhamento Social.
- Estudo de Caso.
- Visita Domiciliar.
- Visita Institucional.
Prazo
- Disponibilidade diária de acordo com as agendas profissionais. Prazo médio de atendimento em até 7 (sete) dias
Observações
- Não são Atribuições do Serviço Social: Marcar consultas médicas ou exames;
- Solicitar e autorizar ambulância para remoção ou alta;
Identificar vagas em outras unidades nas situações de necessidade de transferência hospitalar;
Convocar responsável para comunicação de óbito de paciente internado na instituição;
Preencher formulários para viabilização de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), medicação de alto custo ou equipamentos, bem como dispensá-los.