Notícias
Programa de Meritocracia
O recorrente processo de transformações sociais, econômicas e tecnológicas das sociedades contemporâneas tem imposto às organizações públicas a necessidade de desenvolvimento de novas estratégias e modelos de gestão para lidar com a multiplicidade de interesses e atores.
Nesse sentido a Divisão de Recursos Humanos (DRH) do Hospital das Forças Armadas (HFA) tem, como primeira atribuição prevista no Regimento Interno do nosocômio, executar a gestão de militares e servidores civis em exercício no HFA. Dessa forma estuda práticas que possam contribuir para a melhoria da eficiência profissional e motivação da Força de Trabalho da Instituição, sendo uma das iniciativas para atingir esses objetivos a realização de estudos para a implantação de um Programa de Meritocracia no HFA.
O presente questionário tem por finalidade captar informações que possam contribuir para o desenvolvimento de um Programa de Meritocracia no Hospital das Forças Armadas (HFA). Assim, pretende-se alcançar a ação número 2 (Valorização do Mérito Profissional) do Objetivo Estratégico Número 1 (Fortalecimento da Dimensão Humana) do Plano Estratégico do HFA (2021-2024) e seu o desdobramento estratégico até 2030.
Como orientação para o recurso humano do HFA que vai responder o presente questionário, é importante a compreensão dos seguintes fundamentos:
Meritocracia: Em uma análise morfológica, resgata-se a origem do termo meritocracia na junção da palavra do latim “mérito” e do sufixo grego “cracia”, o que sugere o significado de poder obtido pelo mérito. Assim, define-se meritocracia como sendo “um conjunto de valores que postula que as posições dos indivíduos na sociedade devem ser consequência do mérito de cada um. Ou seja, do reconhecimento público da qualidade das realizações individuais...um conjunto de valores que rejeita toda e qualquer forma de privilégio hereditário e corporativo...” (Barbosa, 2003, p. 21).
Componentes de valorização profissional: critérios que indiquem o desempenho profissional e possam ser utilizados em um sistema que execute o somatório de pontos obtidos por cada recurso humano do HFA com base nos componentes de valorização profissional definidos.