Notícias
Membros da DTI se destacam em mais um competição do Hackathon, agora na área de saúde e a nível internacional
Brasília, 05/02/2024 –Integrantes da equipe de Integração e Desenvolvimento de Sistemas da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) do Hospital das Forças Armadas (HFA) tiveram mais uma brilhante participação em um evento relevante na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e da Saúde, desta vez de abrangência internacional: o "1st Gravitate Health Hackathon".
O Gravitate Health é uma parceria público-privada com 40 (quarenta) membros da Europa e dos EUA, coliderada pela Universidade de Oslo (coordenadora) e pela empresa Pfizer (líder da indústria), financiada pela Innovative Medicines Initiative (IMI) – um empreendimento conjunto da Comissão Europeia, Federação Europeia das Associações e Indústrias Farmacêuticas (EFPIA), Parceiros Associados IMI2.O projeto Gravitate Health foi a responsável pela realização do evento. O Hackathon foi realizado dentro das conferências da "Semana de Saúde Digital de Atenas" como um evento híbrido, realizado no estimado Royal Olympic Hotel, no coração de Atenas, perto da Acrópole na Grécia.
A equipe denominada "Code Creators", composta pelo 2º Ten M. Santos, Soldado Enrique e pelo funcionário terceirizado Leonardo da empresa Produtiva, participaram dos dois desafios "Identificar regras para personalizar as informações do paciente" e "Projetar formas para visualizar informações sobre medicamentos para pacientes". No contexto do projeto Gravitate Health, um dos objetivos mais proeminentes é fornecer aos pacientes a informação de que necessitam sobre os seus medicamentos. No entanto, esta informação precisa ser adaptada ao contexto e às preferências do utilizador final para alcançar uma compreensão eficaz e ótima.
O evento, que teve início com as inscrições em 16 de outubro de 2023 e culminou na cerimônia de encerramento em 19 de janeiro de 2024, destacou-se por sua escala e abrangência internacional, com a participação de equipes do Brasil, Índia, Quênia, Polônia, Chipre, Espanha, Macedônia do Norte, Azerbaijão, Sri Lanka, Itália, Alemanha, Ucrânia, Angola, EUA, Finlândia, Suíça, Bélgica, totalizando 109 (cento e nove) participantes registrados. A equipe composta por integrantes do HFA dispôs de menos de 2 dias e meio para desenvolver a solução, um feito realizado fora do expediente administrativo do hospital.
A equipe "Code Creators" conquistou a terceira colocação nesse seu primeiro Hackathon internacional, que foi na área da Saúde. O evento foi transmitido ao vivo e o vídeo da premiação está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=YJJ0-eELWCc, a partir do tempo 1:34:08. O vídeo de entrega da equipe "Code Creators" está disponível no link https://m.youtube.com/watch?v=LUvR-ziJ_RQ.Como prêmio pela vitória, a equipe composta por integrantes do HFA recebeu o montante de 500 euros, que foi dividido igualmente entre os membros da equipe, traduzindo-se em uma recompensa significativa que reflete a qualidade e a relevância da solução.
É relevante destacar que os 3 (três) integrantes da equipe "Code Creators" nunca haviam participado de Hackathons. Mesmo assim, conseguiram o feito de participar de 3 (três) eventos em um período de menos de 6 (seis) meses, obtendo os seguintes resultados:
- 1º Hackathon: evento local (Brasília-DF), obtendo a primeira colocação;
- 2º Hackathon: evento nacional, obtendo a primeira colocação; e
- 3º Hackathon: evento internacional, obtendo a terceira colocação.
Por 2º Tenente Rogério Santos
Fonte: Tecnologia da Informação do HFA
Assessoria de Comunicação Social do HFA