Notícias
HFA Celebra seu Jubileu de Ouro
Brasília- DF, 25/03/2022 - A manhã ensolarada, de poucas nuvens no céu e vento ameno, desta sexta-feira (25), produziu o cenário perfeito para a realização da solenidade de comemoração do Jubileu de Ouro do Hospital das Forças Armadas (HFA). A tão esperada cerimônia proporcionou à centenas de servidores, civis e militares, familiares, amigos e espectadores convidados, vários momentos de emoção. A efeméride teve início com o canto do Hino Nacional e seguiu-se da Leitura da Ordem do Dia do Comandante Logístico, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci alusivo ao Aniversário de 50 anos do HFA. O Comandante fez uma retrospectiva histórica deste meio século de história do Hospital.
O evento prosseguiu com o lançamento de um Selo Comemorativo; e o Enclausuramento de uma Cápsula do Tempo. Mas, o ponto alto da festa ficou por conta das homenagens aos Servidores aposentados; aos que contam com mais de 40 anos de serviço e permanecem trabalhando, e, no momento maior emoção, aos que continuam trabalhando no HFA desde a sua inauguração, portanto frequentando o Hospital há 50 anos.A seguir, foi realizado um belo desfile de uma companhia formada por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea em continência ao Comandante do Exército, maior autoridade militar presente. As comemorações do dia foram encerradas com o descerramento de uma placa em agradecimento aos profissionais que passaram pelo HFA nestes anos e aos que aqui permanecem.
A solenidade contou com as ilustres presenças do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira Pereira; do Secretário Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; do Secretário Geral da Marinha, o Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, no ato representando o Comandante da Marinha; do Secretário de Ensino, Pessoal, Saúde e Desportos do Ministério da Defesa, Jeferson Domingues de Freitas, e do Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres que representou o Comando da Força Aérea. Além do Comandante Logístico do HFA, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci; do Diretor Técnico de Saúde do HFA, Brigadeiro Médico Geraldo José Rodrigues; do Diretor Técnico de Ensino e Pesquisa; o Contra-Almirante Vicente Garcia Ramos; de Ex-Comandantes e Diretores do HFA e personalidades civis e militares.
Iniciando as homenagens, o General Canhaci, na leitura da sua Ordem do Dia, ressaltou a importância do Hospital e fez uma bela retrospectiva destacando momentos marcantes vividos no HFA. Iniciou dizendo que concordava com as palavras do primeiro Comandante, Coronel Médico Geraldo Augusto D´Abreu que, olhando ao redor, há 50 anos, destacou que “a bem da beleza arquitetônica dos prédios, jamais se poderia aquilatar a soma de sacrifícios, de luta e de entusiasmo que marcaram a história da construção do Hospital e de todos aqueles que os precederam, numa harmoniosa prova de trabalho conjunto” e destacou a passagem bíblica escrita na fachada do prédio da administração, e disse que o sentimento do primeiro Comandante, naquela época, permanece nele e enalteceu a citação que diz: “O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina. Para ser honrado em suas maravilhas”, destacando que ela encerra em si, o sentimento de cuidar da toda a família HFA com conhecimento científico que cresce a cada dia, mas perante os desígnios de Deus. Ressaltando que, neste contexto, nada mudou. “O que posso perceber é que aquele mesmo sentimento de outrora resistiu ao tempo, pois o espírito de corpo que uniu Oficiais, Praças e Civis, que aqui estavam àquela época é o mesmo que nos move meio século depois.”
Durante suas palavras, o General relembrou a bravura do Sargento Hollemback que padeceu salvando a vida de uma criança; citou a passagem de personalidade reconhecidas nacionalmente pelo hospital, como o Doutor Ivo Pitanguy; destacou que o HFA possui em seus quadros médicos reconhecidos no Brasil e no exterior, e relembrou que vários Servidores nasceram no HFA. Destacou ainda que o Hospital possui clínicas que o projeta ao patamar dos melhores hospitais do país, como a clínica de medicina nuclear, a câmara hiperbárica, a oncologia, as diversas clinicas cirúrgicas e completou dizendo que no HFA um prédio se moderniza a cada dia. Comemorou dizendo que, neste período de pandemia, o HFA atendeu mais de 70.000 pessoas, sendo mais de 600 de outras unidades da Federação; e prestou suas condolências aos familiares e amigos de servidores que se foram.
Após as palavras do General Canhaci, representando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Diretor de Negócios dos Correios, Senhor Alex do Nascimento, obliterou o Selo Postal Comemorativo ao aniversário de 50 anos do HFA, entregando alguns exemplares às autoridades presentes e a Senhora Rosalina Rodrigues da Costa, servidora mais antiga em atividade no Hospital das Forças Armadas, uma pasta contendo um selo e cartelas com a peça obliterada naquele momento.
Já a Servidora Carolina Sofia Filizola ingressou no pátio de formatura conduzindo uma cápsula contendo materiais de uso diário do Nosocômio, capas de alguns jornais do Brasil e do Exterior; uma reprodução de uma linha do tempo, uma relação com os nomes de todos os que aqui estão trabalhando nos dias atuais; além de um exemplar da Revista “O Hospital das Forças Armadas na Guerra contra a pandemia de COVID-19”, escoltada pelo Tenente Rogério Santos, do Exército Brasileiro, pelo Sargento da Marinha Celsion e pela Sargento Gisele, da Força Aérea Brasileira, que atua no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital, para ser entregue ao Comandante Logístico do HFA. Sofia disse que a sensação foi de responsabilidade e honra. “Eu me senti honrada em representar a nova geração de Servidores Civis do HFA e uma grande responsabilidade em carregar comigo um pouco dos 50 anos de história do Hospital para ser guardada para as futuras gerações”.
A Servidora Rosalina Rodrigues Rosa, que está no Hospital desde sua inauguração e atualmente trabalha da Divisão de Medicina do HFA, foi uma das pioneiras homenageadas, por permanecer trabalhando no Hospital por mais de 50 anos. Conhecida por sua alegria e espontaneidade, Rosalina não conteve a emoção e se disse honrada pelo reconhecimento. “Meu sentimento é de muita gratidão, estou muito feliz, é mais um capítulo que escrevo na minha trajetória no HFA.
Durante seu discurso, Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira, afirmou que o HFA é uma instituição hospitalar relevante para o sistema de saúde militar, sobretudo, na assistência aos mais vulneráveis, mantendo as premissas da profissão militar, de disponibilidade permanente e dedicação exclusiva com foco na diretriz do Governo Federal para salvar vidas e preservar empregos. “Nesse contexto, esse Hospital, em especial seus profissionais de saúde e servidores, dedicaram todo esforço e conhecimento técnico na árdua missão de aliviar o sofrimento alheio e de oferecer o melhor recurso para o tratamento.” Finalizou.
Já o Comandante do Exército, General Paulo Sérgio, que foi comandante Logístico do HFA, enalteceu as palavras do General Canhaci, que segundo ele “foram impecáveis”. O General afirmou ainda, que no ano em que comandou o HFA, mesmo sem ser médico, pode aprender, de fato, o que é um tratamento da saúde. Disse que foi memorável o ano em que passou no HFA, e complementou afirmando que são recordações que não esquecerá jamais.O General ainda ressaltou o trabalho feito e apresentado à sociedade durante a pandemia. “O apoio das nossas três Forças e a conjugação dos esforços com o segmento civil, a nossa quarta força, dá nisso que é o HFA, essa Instituição cinquentenária que tem uma história no Distrito Federal.”
Encerrando a primeira etapa da cerimônia, militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira desfilaram em continência ao Comandante do Exército, ao som dos dobrados “4 tenentes”, de autoria de José machado dos santos; e “Conquista do paraíso, de autoria de V angelis, com adaptação do Capitão Jacy.
Finalizando as comemorações de aniversário, autoridades do Ministério da Defesa acompanhados do General Paulo Sérgio, oficiais, praças, servidores civis do HFA e convidados acompanharam o descerramento de uma Placa Comemorativa aos 50 anos do HFA, que trouxe a mensagem: “Aos Servidores e Empregados Públicos, militares e demais colaboradores, os agradecimentos do HFA por esses 50 anos de dedicação e zelo pela saúde do próximo”, como marco histórico da expressão de todo agradecimento que HFA tem aos seus integrantes.
Por Comandante Cleber Ribeiro e Tenente Rogério Santos
Fotos: Soldados P. Gabriel e Costa
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO HFA