Notícias
Direção Técnica de Saúde do HFA tem novo titular
Brasília-DF, 11/04/2022O Hospital das Forças Armadas (HFA) realizou, na manhã desta segunda-feira (11), a passagem de Cargo do seu Diretor Técnico de Saúde (DTS), do Brigadeiro Médico Geraldo José Rodrigues para o Brigadeiro Médico Maurício Ribeiro Braga, ambos da Força Aérea Brasileira.
Antes da cerimônia no auditório houve a condecoração do Brigadeiro Geraldo José com a Medalha da Vitória, e a inauguração do seu retrato na Galeria dos Ex-diretores de Saúde do HFA. E, posteriormente a solenidade prosseguiu, desta vez já no interior do auditório, com o canto do Hino Nacional, e com as leituras da referência elogiosa do Brigadeiro Geraldo e do currículo do Diretor Sucessor, o Brigadeiro Braga. Estiveram presentes, o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante Logístico do HFA, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci, o Diretor Técnico de Ensino e Pesquisa do HFA, Contra-Almirante Médico Vicente Garcia Ramos, e autoridades civis e militares do Ministério da Defesa e do Hospital.
Antes da solenidade, foi realizada a inauguração do retrato do Brigadeiro Geraldo José, imagem que passou a compor a galeria dos eternos Diretores de Saúde do Hospital. O descerramento foi realizado pelo Brigadeiro Geraldo e pela senhora Mirian Rodrigues, sua digníssima esposa. Na ocasião, o General Canhaci agraciou o Brigadeiro Geraldo José com a Medalha da Vitória, como distinção e reconhecimento aos relevantes serviços prestados.
Em suas palavras, o Comandante Logístico do HFA, General Canhaci, expressou sua gratidão ao Brigadeiro Geraldo por tudo que ele realizou no Hospital, durante 24h e sete dias por semana. Sobretudo durante a Pandemia. “O que nós vivemos nesse Hospital com nossos profissionais de saúde que compõe as duas diretorias técnicas, mas em particular a DTS, é algo épico, e sobre a direção do Brigadeiro Geraldo, essa orquestra funcionou de maneira brilhante e com muita coragem.” Ressaltou o General. Já o Brigadeiro Geraldo José falou sobre sua trajetória na Força Aérea Brasileira (FAB), como médico, e dos desafios que enfrentou como Militar de Saúde. Ao mesmo tempo em que transmitiu o cargo de Diretor Técnico de Saúde do HFA, se despede do serviço ativo.
Na Referência Elogiosa consignada ao Brigadeiro Geraldo José, o General Canhaci destacou o trabalho realizado pelo oficial ao longo da sua carreira, em especial no HFA, durante o período da pandemia de covid 19. “Demonstrou invulgar capacidade de gerenciamento, no transcorrer das ações para o enfrentamento a pandemia, adotou medidas de treinamento e capacitação dos militares da área de saúde das três Forças Armadas para auxílio ao HFA, treinou profissionais da área de apoio à saúde; apoiou a realização da triagem respiratória; abertura de mais leitos de UTI; e a criação da Enfermaria de Cuidados Avançados, entre outras pequenas ações que proporcionaram grandes realizações em prol dos pacientes”. Afirmou o General.
O Diretor Técnico de Saúde Sucessor, o Brigadeiro Médico Maurício Ribeiro Braga, exaltou o trabalho realizado pelo Brigadeiro Geraldo José. E afirmou que para ele será uma honra substituí-lo. “O Brigadeiro Geraldo José, assumiu a DTS durante a pandemia, uma tarefa de extrema dificuldade, que com muita dedicação, trabalho, empenho e conhecimento conseguiu a vitória, para mim substituí-lo, será uma grande honra.” Salientou o novo Diretor.
Por 2º Ten Rogério Santos
Fotos: Sd Gustavo Costa
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO HFA