Notícias
O HFA e a prevenção do Câncer
Brasília – DF 20/07/2021. A Coloproctologia é a especialidade médica cirúrgica que cuida de doenças no intestino grosso, reto e ânus. No Hospital das Forças Armadas (HFA) esta especialidade realiza atendimentos ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos e diagnósticos. Por meio da realização dos exames é possível diagnosticar doenças graves como o Câncer colorretal que, identificado precocemente, pode ter um tratamento mais eficaz. Durante a pandemia, a clínica reforçou a linha de frente do HFA e contribuiu para melhoria dos pacientes acometidos com a COVID-19.
Segundo o Tenente Dirceu de Castro, Chefe da Seção de Coloproctologia do HFA, além dos exames de rotina, a clínica atende pacientes com Câncer Colorretal, e de canal anal, e doenças inflamatórias intestinais.
Castro destacou que mesmo durante a pandemia, os profissionais da coloproctologia continuaram atuando. “A seção contribuiu com médicos para o suprimento da escala de plantão no tratamento da Covid”. Salientou.
O Oficial exaltou seu sentimento em fazer parte de uma instituição que preza pelo melhor para seu paciente. “Eu, particularmente, tenho muito orgulho e apreço por fazer parte dessa equipe. A formação de um residente, o tratamento de um paciente oncológico, a realização de inúmeros exames diagnósticos, cada vez mais traz a excelência ao usuário do HFA”. Concluiu.
A Valéria Naves, Residente na Clínica, que já foi militar do Exército e serviu no Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) durante 1 ano, disse que a experiência de atuar no HFA tem sido a melhor possível. “Observar que os pacientes têm um pré e pós-operatório adequado, tem sido um crescimento para mim e uma experiência bem rica, o Hospital oferece condições para a realização de uma boa residência.” Ressaltou.
Valéria afirmou ainda que se identifica com a especialidade e destaca quão dinâmica é a sua prática: “é uma rotina variada, com parte cirúrgica, clínica de consultório, realização de exames, e atuação na enfermaria, onde respondemos os pareceres.”
Já o Tenente Alexandre Pimentel, Coloproctologista, que iniciou sua trajetória na Proctologia do HFA, em 2018, como residente, e, que em 2020, passou a ser Oficial do Exército, disse que o que o manteve no HFA foi a qualidade da equipe. “as profissionais da enfermagem são excelentes, e a equipe médica sempre disposta a ensinar e a ajudar a resolver os problemas, foram o que me mantiveram aqui.”
O Tenente conclui enfatizando que alguns exames realizados na clínica têm importância, sobretudo os que se referem a diagnósticos de doenças graves como o Câncer, que identificado, precocemente, possibilita um tratamento mais eficaz. “Situações mais corriqueiras conseguimos resolver com pequenos procedimentos e temos ainda a Colonoscopia, que ajuda muito no diagnóstico e na prevenção do Câncer colorretal, lesões do cólon ou outras doenças que podem se manifestar no intestino.”
O Coronel Souza Aguiar, paciente da clínica, disse que procurou o HFA para a retirada de um simples documento onde seria informado o encaminhamento para um processo cirúrgico em outra clínica. Quando foi atendido na Proctologia do Hospital ficou surpreso, positivamente, pois soube que o procedimento que necessitava poderia ser realizado no HFA. “O primeiro contato que tive com a clínica de Proctologia do HFA se transformou só em coisas boas, as impressões são ótimas, só elogios”, afirmou.
O Coronel disse ainda que todos os procedimentos, desde os primeiros acompanhamentos, a cirurgia e o pós-operatório, foram missões abraçadas pela equipe. “Eles assimilaram a continuidade do tratamento como a missão sendo deles.”
Por fim o Coronel ressaltou sobre a importância da prevenção. “O exame que diagnosticou o meu problema foi uma Colonoscopia, eu recomendo que todos que tenham 45 anos façam esse acompanhamento.” Finalizou o Coronel.
A Seção por meio do convênio entre o HFA e a UNICETREX Cursos Médicos, irá ministrar no dia 22 de julho um Curso de Videolaparoscopia no modelo de Minitreinamento de endossuturas em "Dry-Lab", os interessados poderão se inscrever no endereço https://eventos.hfa.mil.br
A colonoscopia já está bem consolidada como o melhor exame para diagnóstico e rastreamento do Câncer colorretal, podendo em alguns casos ser terapêutica.
A Sociedade Brasileira de Coloproctologia e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva vem lutando ao longo dos anos para implementar o plano nacional de combate ao Câncer colorretal.
Quase 35 mil novos casos de câncer colorretal devem ser diagnosticados no Brasil este ano. Considerado um dos tipos mais prevenível e curável entre todos os tumores, é o segundo mais frequente em mulheres e o terceiro nos homens. Contudo, faltam políticas públicas de enfrentamento e divulgação de informações referente ao diagnóstico e tratamento do Câncer de cólon e reto. Para preencher essa lacuna na saúde pública brasileira, será discutida a proposta para a criação de um Programa Nacional de Combate ao Câncer colorretal.
Por ASP Rogério Santos
Fotos: SD Gustavo Costa
Assessoria de Comunicação Social do Hospital da Forças Armadas