Notícias
Médico do HFA participa de Congresso de Otorrinolaringologia no Ceará
Brasília, 29/11/2021 – O Primeiro-Tenente médico, da Força Aérea Brasileira (FAB), Rafael Saba Albertino, médico da Seção de Otorrinolaringologia do Hospital das Forças Armadas (HFA), abrilhantou a 51ª edição do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia por meio da realização de palestras sobre “tontura no piloto” e sobre “barotrauma”. Realizado no período de 25 e 27 de novembro, no Centro de Convenções do Ceará, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, o congresso apresentou uma programação científica cuidadosamente preparada para trazer as novas tendências da especialidade no âmbito mundial. O Evento contou a presença de médicos do Brasil e do exterior.
O doutor Albertino foi convidado a palestrar sobre dois temas de grande relevância diante da sequência record de pessoas expostas a atuação do corpo em altas altitudes como nos voos. Muitos mecanismos dentro do nosso corpo atuam de forma diferente em grandes altitudes, devido a diferenças de temperatura, variação pressão, influência de diferentes forças gravitacionais e hipóxia. E para a Associação, a discussão desses temas tem o intuito de contribuir para a segurança de voo e por conseguinte salvar vidas, disso Albertino.
Segundo o doutor Albertino, que é Oficial da Força Aérea Brasileira, foi um orgulho participar de um evento como esse e poder representar a Seção de Otorrinolaringologia do Hospital das Forças Armadas, no congresso brasileiro de otorrinolaringologia. “Esse congresso é o principal de nosso país e nele podemos mostrar o academicismo e a força de nosso hospital em âmbito nacional”, comemorou. “Ressaltando a importância do evento, o médico enalteceu o orgulho de ser do HFA dentro e fora do nosocômio. “O orgulho de ser HFA, nasce dentro de nossos uniformes e se multiplica quando mostramos aos outros que estamos aqui não apenas para servir, mas para somar”.
O Presidente da Associação Doutor Eduardo Baptistella, o Dr. Geraldo Druck Sant’Anna, Presidente de Honra do 51º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facia, e Dr. André Alencar Presidente de Honra Local, disseram, por meio de carta aos participantes do evento que a 51ª edição do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, este ano, realizado em formato 100% presencial, teve o objetivo de promover a proximidade e o estreitamento dos laços entre os colegas da Especialidade, que se faz tão necessário.
Com uma programação científica cuidadosamente preparada para lhe trazer as novas tendências da especialidade no âmbito mundial, o 51° CBO reuniu grandes nomes da Otorrinolaringologia Brasileira e Internacional. E, segundo o Presidente, trouxe temas relevantes nos debates de cirurgias comentadas, nas discussões de casos clínicos, nas sessões interativas, nas ações de defesa profissional e no dia a dia do Consultório. “Um Congresso completo, elaborado sob medida para promover a atualização dos otorrinolaringologistas brasileiros, bem como o fortalecimento da network e, tão importante quanto, a confraternização entre os colegas”. Destacou o Presidente.
Por Comandante Cleber Ribeiro, com informações da Direção Técnica de Saúde
Fotos: Acervo da DTS
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO HFA