Notícias
Hospital das Forças Armadas tem novos Diretores Técnicos
Brasília, 14/05/2021 – Foi realizada na manhã desta sexta-feira (14), as cerimônias de Passagens de Chefia das Direções Técnicas do Hospital das Forças Armadas (HFA). Na ocasião, o Brigadeiro Médico Geraldo José Rodrigues transmitiu o cargo de Diretor Técnico de Ensino e Pesquisa (DTEP) para o Almirante Médico Vicente Garcia Ramos. Na mesma cerimônia, o Brigadeiro Geraldo José recebeu, do Coronel Médico Sérgio Augusto Monteiro Pinheiro, a Chefia da Direção Técnica de Saúde (DTS).
A cerimônia foi presidida pelo Comandante Logístico do HFA, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci e contou com a presença ilustre do recém nomeado Secretário Pessoal de Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. Estiveram presentes ainda, o Diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da SEPESD, Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, e o ex-diretor Técnico de Saúde do HFA, Almirante Nestor Francisco Mirando Júnior, além de convidados civis e militares.
Em seu discurso, o general Canhaci destacou a visão prospectiva do brigadeiro Geraldo na condução da DTEP, que ao mesmo tempo que valorizou a área de ensino e pesquisa também buscou o aprimoramento dos programas de residência médica do HFA, o que, na visão do general, “é fundamental para o hospital, pois o HFA é um hospital escola que cresce, que inova e que contribui para a sociedade formando novos profissionais na área de saúde”. Ressaltou.
Referindo-se ao coronel Pinheiro, o general destacou seu desempenho por meio de ações proativas, antecipando problemas, ampliando leitos na medida da necessidade e do agravamento da pandemia, sempre preservando a qualidade do serviço, a medicina integrada e a humanização do tratamento dos pacientes, bem como sua excelente gestão dos recursos Humanos.
Já o Brigadeiro Geraldo disse que há pouco mais de um ano foi designado para servir no Hospital das Forças Armadas, precisamente, à frente da Direção Técnica de Ensino e Pesquisa (DTEP). E envaidecido pela distinção, logo percebeu a importância das atividades desenvolvidas naquele setor para a estrutura assistencial do Hospital. Destacou a oportunidade de chefiar o Gabinete de Crise para o enfrentamento da COVID-19. E acrescentou que “não faltaram respiradores, oxigênio, medicamentos, nem recursos humanos.”
Falando para o seu sucessor, o Brigadeiro destacou que o que fez foi apenas dar continuidade ao trabalho dos seus antecessores e desejou que o Almirante Garcia tenha a mesma sorte que teve ao “trabalhar com uma equipe tão dedicada e operacional.”
Por sua vez, o Coronel Pinheiro, que passou a Chefia da Direção Técnica de Saúde (DTS), agradeceu ao comandante logístico o apoio e confiança nele depositados, nos 5 meses em que esteve à frente da DTS. Agradeceu também aos chefes de divisões, subdivisões e seções do HFA e aos diretores dos hospitais militares de Brasília. Destacou sua gratidão ao almirante Nestor e ao Brigadeiro Laerte e encerrou suas palavras desejando sorte ao seu sucessor.
Antes da cerimônia de posse aconteceu o tradicional descerramento do retrato do brigadeiro Geraldo José, por sua digníssima esposa Srª Mirian Rodrigues. O registro fotográfico compõe a galeria dos ex-diretores da DTEP, perpetuando a passagem do brigadeiro por aquela diretoria.
Por
Asp Rogério Santos
Fotos: CB JP Narcizo
Assessoria de Comunicação Social do Hospital das Forças Armadas